Sobre razão, utopia e educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Flavio Augusto Leite
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Peralta, Deise Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5055
Resumo: Diante da barbárie político-partidária e governamental que temos presenciado no cenário nacional brasileiro, recorremos ao pensamento filosófico de Jürgen Habermas para subsidiar possíveis reflexões a respeito. Assim o sendo, este ensaio propõe apresentar alguns elementos teóricos do referido filosofo e sociólogo alemão, principalmente dos artigos “Para o uso pragmático, ético e moral da razão prática” (1989) e “A nova intransparência” (1987), como convite a promoção de um debate político no ensino de matemática em tempos de necessidade de (re) politização, pois acreditamos que uma aula de matemática também é espaço privilegiado de formação para a democracia, justiça social e equidade.
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spelling Sobre razão, utopia e educação matemáticaAbout reason, utopia and mathematical educationAcerca de razón, utopía y educación matemáticaEducação Matemática. Habermas. Democracia.EducaçãoEducación Matemática. Habermas. Democracia.Mathematics Education. Habermas. Democracy.Diante da barbárie político-partidária e governamental que temos presenciado no cenário nacional brasileiro, recorremos ao pensamento filosófico de Jürgen Habermas para subsidiar possíveis reflexões a respeito. Assim o sendo, este ensaio propõe apresentar alguns elementos teóricos do referido filosofo e sociólogo alemão, principalmente dos artigos “Para o uso pragmático, ético e moral da razão prática” (1989) e “A nova intransparência” (1987), como convite a promoção de um debate político no ensino de matemática em tempos de necessidade de (re) politização, pois acreditamos que uma aula de matemática também é espaço privilegiado de formação para a democracia, justiça social e equidade.En vista de la barbarie del partido político y del gobierno que hemos presenciado en la escena nacional brasileña, recurrimos al pensamiento filosófico de Jürgen Habermas para apoyar posibles reflexiones al respecto. Como tal, este ensayo propone presentar algunos elementos teóricos del mencionado filósofo y sociólogo alemán, principalmente de los artículos "Para el uso pragmático, ético y moral de la razón práctica" (1989) y "La nueva intransparencia" (1987), como una invitación a promover un debate político en la enseñanza de las matemáticas en tiempos de necesidad de (re) politización, ya que creemos que una clase de matemáticas es también un espacio privilegiado para la educación ciudadana para la democracia, la justicia social y la equidad.In view of the political party and government barbarism that we have witnessed on the Brazilian national scene, we resort to the philosophical thinking of Jürgen Habermas to support possible reflections on it. As such, this essay proposes to present some theoretical elements of the aforementioned German philosopher and sociologist, mainly of the articles “For the pragmatic, ethical and moral use of practical reason” (1989) and “The new intransparence” (1987), as an invitation to promoting a political debate in the teaching of mathematics in times of need for (re) politicization, as we believe that a mathematics class is also a privileged space for citizen education for democracy, social justice and equity.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de Opiniãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/505510.26568/2359-2087.2021.5055EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5055/4298Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTaveira, Flavio Augusto LeitePeralta, Deise Aparecida2022-01-02T22:26:12Zoai:periodicos.unir.br:article/5055Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:12Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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