Burnout e tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Suzy Mara Aidar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hecktheuer, Fábio Rychecki, Estácio Neto, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6560
Resumo: O estudo busca compreender o estado da arte por meio de estudos desenvolvidos sobre o Burnout e o tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre os temas na base de teses e dissertações brasileiras no âmbito da Plataforma Sucupira, nos últimos dez anos, bem como, em periódicos e publicações disponíveis nos repositórios Google Scholar e Scielo, de acesso público, e que levam em conta o mal-estar do docente. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades conceituais envolvidas no Burnout e no tecnoestresse, as mudanças do mundo do trabalho, a incerteza diante da pressão produtivista, da concorrência e a precarização das relações laborais formam o pano de fundo contemporâneo, que apontam para a manifestação de indicadores de comprometimento da saúde mental dos docentes de ensino superior, observadas a partir das múltiplas abordagens metodológicas dos estudos analisados, associada ao estresse induzido pelo emprego de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC). O material levantado mostra-se particularmente relevante em face do maior emprego de ferramentas tecnológicas, a intensificação do trabalho remoto ou teletrabalho e o quadro geral de variáveis em mutação no ambiente de trabalho – salário, carga horária, quantidade de alunos e sua relação com o sofrimento e adoecimento dos professores universitários.
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spelling Burnout e tecnoestresse no trabalho docente universitário no BrasilBurnout y tecnoestrés en el trabajo docente universitario en BrasilBurnout and techno-stress in university teaching work in BrazilBurnout. Tecnoestresse. Tecnologias de Comunicação e Informação.Burnout. Techno-stress. Communication and Information Technologies.Burnout. Tecnoestrés. Tecnologías de la Información y la comunicación.O estudo busca compreender o estado da arte por meio de estudos desenvolvidos sobre o Burnout e o tecnoestresse no trabalho docente universitário no Brasil. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre os temas na base de teses e dissertações brasileiras no âmbito da Plataforma Sucupira, nos últimos dez anos, bem como, em periódicos e publicações disponíveis nos repositórios Google Scholar e Scielo, de acesso público, e que levam em conta o mal-estar do docente. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades conceituais envolvidas no Burnout e no tecnoestresse, as mudanças do mundo do trabalho, a incerteza diante da pressão produtivista, da concorrência e a precarização das relações laborais formam o pano de fundo contemporâneo, que apontam para a manifestação de indicadores de comprometimento da saúde mental dos docentes de ensino superior, observadas a partir das múltiplas abordagens metodológicas dos estudos analisados, associada ao estresse induzido pelo emprego de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC). O material levantado mostra-se particularmente relevante em face do maior emprego de ferramentas tecnológicas, a intensificação do trabalho remoto ou teletrabalho e o quadro geral de variáveis em mutação no ambiente de trabalho – salário, carga horária, quantidade de alunos e sua relação com o sofrimento e adoecimento dos professores universitários.Este estudio busca comprender el estado del arte através  de estudios desarrollados sobre Burnout y tecnoestrés en la labor docente universitaria en Brasil. Para ello, se realizó um levantamento  bibliográfico sobre los temas basados en tesis y disertaciones brasileñas en el ámbito de la Plataforma Sucupira, en los últimos diez años, así como en periódicos  y publicaciones disponibles en los repositorios Google Scholar y Scielo, con acceso público, y que tengan en cuenta el malestar del docente. Los resultados indican que, apesar de  las dificultades conceptuales envuelta en el burnout y el tecnoestrés, los cambios en el mundo del trabajo, la incertidumbre ante la presión productivista, de  la concurrencia    y la precariedad de las relaciones laborales forman el contexto contemporáneo, que apuntan a los indicadores de manifestación de la deficiência  de la salud mental de los docentes de educación superior, observado desde los múltiples enfoques metodológicos de los estudios analizados, asociados al estrés inducido por el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC).El material recolectado cobra especial relevancia dada la mayor utilización de herramientas tecnológicas, la intensificación del trabajo remoto o el teletrabajo y el marco general de variables cambiantes del entorno laboral - salario, carga de trabajo, número de alumnos y su relación con el sufrimiento y enfermedad de los profesores universitarios.This study aims to understand the state of the art through studies developed on Burnout and technostress in university teaching work in Brazil. To this end, a bibliographic survey was made on the themes based on Brazilian Theses and Dissertations within the scope of the Sucupira Platform, in the last ten years as well as on periodicals and publications that are available on Google Scholar and Scielo repositories, which are publicly accessible and consider the discomfort of the professor. The results show that, despite the conceptual difficulties involved in Burnout and  technostress,  the changes in the world of work, uncertainty in the face of productivist pressure, competition and the precariousness of industrial relations form the contemporary background, which point to the manifestation indicators of impairment of mental health of higher education professors observed from the multiple methodological approaches of the studies analyzed, associated with the stress induced by the use of Communication and Information Technologies (ICT). The material surveyed is particularly relevant in view of the greater use of technological tools, the intensification of remote work or teleworking and the general picture of changing variables in the work environment - salary, workload, number of students and their relationship with the suffering and illness of university professors.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/656010.26568/2359-2087.2021.6560EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-152359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6560/4303Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Suzy Mara AidarHecktheuer, Fábio RycheckiEstácio Neto, Francisco2022-01-02T22:26:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6560Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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