A comparative analysis of the methods in educational research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462 |
Resumo: | Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa. |
id |
UNIR-3_68cfd1577e115597309921acc12b7123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3462 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comparative analysis of the methods in educational researchUn análisis comparativo de los métodos de investigación en educaciónUma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educaçãoEducational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis.Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.Pesquisas em EducaçãoInvestigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo.Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa.In this article we analysed the profile of research done in the last two years in a graduate program in Education in a Brazilian state university. By using the “State of Art” approach we investigated the nature, the methodology and methods used in this research, as well as the role of participative methods and the emergence of standards and tendencies around convergent research themes. From the panorama which emerged from this study we observed that the research done in this period had mainly a qualitative nature and presented a wide methodological variety; however, they also presented convergent research themes which contributed to the settlement of the articulation axis of the two research lines of the graduate program.En este artículo se analiza el perfil de la investigación en los últimos dos años en un Programa de Postgrado en Educación en una universidad pública brasileña. Utilizando el enfoque metodológico del "Estado del Arte" investigamos la naturaleza de las investigaciones desarrolladas, las metodologías y los métodos utilizados, el papel de los métodos participativos y la aparición de patrones y tendencias en torno a temas convergentes. De este panorama, y a partir de este análisis se percibió que la mayor parte de la investigación, llevada a cabo durante el período fue de naturaleza cualitativa, presentando una gran variedad metodológica, pero con la convergencia de temas que cumplen con la sistematización de los ejes articuladores de las dos líneas de investigación del programa.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstado da Arteapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/346210.26568/2359-2087.2018.3462EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 40-602359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462/2581Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Daniele ReginaFreire, Leila Ines FollmannPereira, Ana Lucia2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3462Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comparative analysis of the methods in educational research Un análisis comparativo de los métodos de investigación en educación Uma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educação |
title |
A comparative analysis of the methods in educational research |
spellingShingle |
A comparative analysis of the methods in educational research Penteado, Daniele Regina Educational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis. Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa. Pesquisas em Educação Investigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo. |
title_short |
A comparative analysis of the methods in educational research |
title_full |
A comparative analysis of the methods in educational research |
title_fullStr |
A comparative analysis of the methods in educational research |
title_full_unstemmed |
A comparative analysis of the methods in educational research |
title_sort |
A comparative analysis of the methods in educational research |
author |
Penteado, Daniele Regina |
author_facet |
Penteado, Daniele Regina Freire, Leila Ines Follmann Pereira, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Leila Ines Follmann Pereira, Ana Lucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Daniele Regina Freire, Leila Ines Follmann Pereira, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis. Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa. Pesquisas em Educação Investigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo. |
topic |
Educational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis. Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa. Pesquisas em Educação Investigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo. |
description |
Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Estado da Arte |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462 10.26568/2359-2087.2018.3462 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.3462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462/2581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 40-60 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v5i12 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542589755392 |