A comparative analysis of the methods in educational research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Daniele Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freire, Leila Ines Follmann, Pereira, Ana Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462
Resumo: Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa.
id UNIR-3_68cfd1577e115597309921acc12b7123
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3462
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A comparative analysis of the methods in educational researchUn análisis comparativo de los métodos de investigación en educaciónUma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educaçãoEducational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis.Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.Pesquisas em EducaçãoInvestigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo.Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa.In this article we analysed the profile of research done in the last two years in a graduate program in Education in a Brazilian state university. By using the “State of Art” approach we investigated the nature, the methodology and methods used in this research, as well as the role of participative methods and the emergence of standards and tendencies around convergent research themes. From the panorama which emerged from this study we observed that the research done in this period had mainly a qualitative nature and presented a wide methodological variety; however, they also presented convergent research themes which contributed to the settlement of the articulation axis of the two research lines of the graduate program.En este artículo se analiza el perfil de la investigación en los últimos dos años en un Programa de Postgrado en Educación en una universidad pública brasileña. Utilizando el enfoque metodológico del "Estado del Arte" investigamos la naturaleza de las investigaciones desarrolladas, las metodologías y los métodos utilizados, el papel de los métodos participativos y la aparición de patrones y tendencias en torno a temas convergentes. De este panorama, y a partir de este análisis se percibió que la mayor parte de la investigación, llevada a cabo durante el período fue de naturaleza cualitativa, presentando una gran variedad metodológica, pero con la convergencia de temas que cumplen con la sistematización de los ejes articuladores de las dos líneas de investigación del programa.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstado da Arteapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/346210.26568/2359-2087.2018.3462EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 40-602359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462/2581Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Daniele ReginaFreire, Leila Ines FollmannPereira, Ana Lucia2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3462Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A comparative analysis of the methods in educational research
Un análisis comparativo de los métodos de investigación en educación
Uma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educação
title A comparative analysis of the methods in educational research
spellingShingle A comparative analysis of the methods in educational research
Penteado, Daniele Regina
Educational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis.
Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.
Pesquisas em Educação
Investigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo.
title_short A comparative analysis of the methods in educational research
title_full A comparative analysis of the methods in educational research
title_fullStr A comparative analysis of the methods in educational research
title_full_unstemmed A comparative analysis of the methods in educational research
title_sort A comparative analysis of the methods in educational research
author Penteado, Daniele Regina
author_facet Penteado, Daniele Regina
Freire, Leila Ines Follmann
Pereira, Ana Lucia
author_role author
author2 Freire, Leila Ines Follmann
Pereira, Ana Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Daniele Regina
Freire, Leila Ines Follmann
Pereira, Ana Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis.
Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.
Pesquisas em Educação
Investigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo.
topic Educational Research. Research Methods and Methodology. Comparative Analysis.
Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.
Pesquisas em Educação
Investigación en Educación. Métodos y metodologías de investigación. Análisis comparativo.
description Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Estado da Arte
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462
10.26568/2359-2087.2018.3462
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.3462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462/2581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 40-60
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i12
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542589755392