O conceito de número: repensando a organização do ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3538 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre os instrumentos didáticos utilizados para o ensino do número no primeiro ano de escolarização, apontando seus limites e elencando possibilidades. Neste sentido, realizamos uma pesquisa de campo que é exposta da seguinte forma: inicialmente discorremos sobre a investigação feita a respeito dos instrumentos e encaminhamentos metodológicos para o ensino do número, esses dados foram obtidos por meio de uma coleta de dados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2017 em uma escola da região norte do Paraná. Tendo constatado as práticas escolares, recorremos ao estudo sobre a origem dos números, a partir do qual buscamos compreender a necessidade da criação deste conceito. Por fim, apresentamos alguns elementos do ensino do conceito de número segundo os princípios davydovianos, dentre os quais elegemos a reta numérica como possibilidade didática. Esperamos que este trabalho contribua para pensar a organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
id |
UNIR-3_750e94f4f806110c542344eb66123f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3538 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de número: repensando a organização do ensinoEl concepto de número: repensando la organización de la enseñanzaThe concept of number: rethinking the organization of teachingRecursos Didáticos. Número. Ensino de Matemática. Teoria Histórico-Cultural.EducaçãoMatemática.Didactic resources. Number. Mathematics Teaching. Historical-Cultural Theory.Recursos Didácticos. Número. Enseñanza de Matemáticas. Teoría Histórico-Cultural.Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre os instrumentos didáticos utilizados para o ensino do número no primeiro ano de escolarização, apontando seus limites e elencando possibilidades. Neste sentido, realizamos uma pesquisa de campo que é exposta da seguinte forma: inicialmente discorremos sobre a investigação feita a respeito dos instrumentos e encaminhamentos metodológicos para o ensino do número, esses dados foram obtidos por meio de uma coleta de dados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2017 em uma escola da região norte do Paraná. Tendo constatado as práticas escolares, recorremos ao estudo sobre a origem dos números, a partir do qual buscamos compreender a necessidade da criação deste conceito. Por fim, apresentamos alguns elementos do ensino do conceito de número segundo os princípios davydovianos, dentre os quais elegemos a reta numérica como possibilidade didática. Esperamos que este trabalho contribua para pensar a organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Este trabajo tiene por objetivo presentar reflexiones sobre los instrumentos didácticos utilizados para la enseñanza del número en el primer año de escolarización, apuntando sus límites y enumerando posibilidades. En este sentido, realizamos una investigación de campo que se expone de la siguiente forma: inicialmente discordamos sobre la investigación hecha acerca de los instrumentos y encaminamientos metodológicos para la enseñanza del número, esos datos fueron obtenidos por medio de una recolección de datos durante el primer semestre del año lectivo de 2017 en una escuela de la región norte de Paraná. Habiendo constatado las prácticas escolares, recurrimos al estudio sobre el origen de los números, a partir del cual buscamos comprender la necesidad de la creación de este concepto. Por último, presentamos algunos elementos de la enseñanza del concepto de número según los principios davydovianos, entre los cuales elegimos la recta numérica como posibilidad didáctica. Esperamos que este trabajo contribuya a pensar la organización de la enseñanza de Matemáticas en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental.This paper aims to present reflections on the didactic tools used to teach the number in the first year of schooling, pointing out its limits and listing possibilities. In this sense, we performed a field research that is exposed as follows: initially we discussed the research done on the instruments and methodological referrals for number teaching, these data were obtained through a data collection during the first semester of the school year of 2017 at a school in the northern region of Paraná. Having verified the school practices, we resort to the study on the origin of numbers, from which we seek to understand the need to create this concept. Finally, we present some elements of teaching the concept of number according to the principles of davydovians, among which we chose the numerical line as a didactic possibility. We hope that this work contributes to thinking about the organization of Mathematics teaching in the initial years of Elementary School.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/353810.26568/2359-2087.2019.3538EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 191-2072359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3538/2926Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Edilson de Araújo dosLacanallo Arrais, Luciana Figueiredo2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3538Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de número: repensando a organização do ensino El concepto de número: repensando la organización de la enseñanza The concept of number: rethinking the organization of teaching |
title |
O conceito de número: repensando a organização do ensino |
spellingShingle |
O conceito de número: repensando a organização do ensino Santos, Edilson de Araújo dos Recursos Didáticos. Número. Ensino de Matemática. Teoria Histórico-Cultural. Educação Matemática. Didactic resources. Number. Mathematics Teaching. Historical-Cultural Theory. Recursos Didácticos. Número. Enseñanza de Matemáticas. Teoría Histórico-Cultural. |
title_short |
O conceito de número: repensando a organização do ensino |
title_full |
O conceito de número: repensando a organização do ensino |
title_fullStr |
O conceito de número: repensando a organização do ensino |
title_full_unstemmed |
O conceito de número: repensando a organização do ensino |
title_sort |
O conceito de número: repensando a organização do ensino |
author |
Santos, Edilson de Araújo dos |
author_facet |
Santos, Edilson de Araújo dos Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edilson de Araújo dos Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos Didáticos. Número. Ensino de Matemática. Teoria Histórico-Cultural. Educação Matemática. Didactic resources. Number. Mathematics Teaching. Historical-Cultural Theory. Recursos Didácticos. Número. Enseñanza de Matemáticas. Teoría Histórico-Cultural. |
topic |
Recursos Didáticos. Número. Ensino de Matemática. Teoria Histórico-Cultural. Educação Matemática. Didactic resources. Number. Mathematics Teaching. Historical-Cultural Theory. Recursos Didácticos. Número. Enseñanza de Matemáticas. Teoría Histórico-Cultural. |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre os instrumentos didáticos utilizados para o ensino do número no primeiro ano de escolarização, apontando seus limites e elencando possibilidades. Neste sentido, realizamos uma pesquisa de campo que é exposta da seguinte forma: inicialmente discorremos sobre a investigação feita a respeito dos instrumentos e encaminhamentos metodológicos para o ensino do número, esses dados foram obtidos por meio de uma coleta de dados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2017 em uma escola da região norte do Paraná. Tendo constatado as práticas escolares, recorremos ao estudo sobre a origem dos números, a partir do qual buscamos compreender a necessidade da criação deste conceito. Por fim, apresentamos alguns elementos do ensino do conceito de número segundo os princípios davydovianos, dentre os quais elegemos a reta numérica como possibilidade didática. Esperamos que este trabalho contribua para pensar a organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3538 10.26568/2359-2087.2019.3538 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3538 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3538/2926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 191-207 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i15 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542617018368 |