Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Glauciane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Marilene, Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos. 
id UNIR-3_758d2171a530ec660c9b2cd03bb05be8
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3273
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciaisFinancial education: analysis of the MEC textbooks for the initial yearsEducacíon financiera: análisis de los cuadernos del MEC para los años inicialesEducación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico.School Financial Education. Initial Years. Didactic Material.Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.370 - EducaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos. The objective of this study is to present an analysis of the School Financial Education Textbooks, a material developed by the Ministry of Education (MEC) for the initial years of Elementary School, analyzing the following categories: content, areas of knowledge, and teacher guidelines present in the material. The method used was the reading and identification of these three categories in the 1st, 2nd, and 3rd year textbooks. The results indicate that there is a concern to approach Financial Education (FE) so that students are aware of the importance of knowing, researching, planning and executing actions related to FE. We concluded that there is a diversity of contents and areas of knowledge in the researched material, as well as the importance of the teacher guidelines for the quality of the work with the textbooks.El presente estudio tiene como objetivo presentar un análisis de los Cuadernos de Educación Financiera en las Escuelas, material desarrollado por el Ministerio de Educación (MEC) para los años iniciales de la Enseñanza fundamental, analizando las categorías: contenidos, área del conocimiento y orientaciones al profesor presente en el material. El método utilizado fue la lectura e identificación de estas tres categorías en los cuadernos del 1er, 2º y 3.er años. Los resultados apuntan que hay una preocupación en abordar la Educación Financiera (EF) de forma que los estudiantes tomen conciencia de la importancia de conocer, investigar, planear y ejecutar acciones relacionadas a la EF. Concluimos que hay una diversidad de contenidos y de áreas de conocimientos en el material investigado, así como destacamos la importancia de las orientaciones al profesor para la calidad del trabajo de los cuadernos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/327310.26568/2359-2087.2019.3273EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 62-812359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273/2718Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, GlaucianeOliveira, MarilenePessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/3273Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
Financial education: analysis of the MEC textbooks for the initial years
Educacíon financiera: análisis de los cuadernos del MEC para los años iniciales
title Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
spellingShingle Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
Vieira, Glauciane
Educación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico.
School Financial Education. Initial Years. Didactic Material.
Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.
370 - Educação
title_short Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
title_full Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
title_fullStr Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
title_full_unstemmed Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
title_sort Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
author Vieira, Glauciane
author_facet Vieira, Glauciane
Oliveira, Marilene
Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
author_role author
author2 Oliveira, Marilene
Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Glauciane
Oliveira, Marilene
Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico.
School Financial Education. Initial Years. Didactic Material.
Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.
370 - Educação
topic Educación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico.
School Financial Education. Initial Years. Didactic Material.
Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.
370 - Educação
description O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273
10.26568/2359-2087.2019.3273
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273/2718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 62-81
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i13
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542533132288