Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos. |
id |
UNIR-3_758d2171a530ec660c9b2cd03bb05be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3273 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciaisFinancial education: analysis of the MEC textbooks for the initial yearsEducacíon financiera: análisis de los cuadernos del MEC para los años inicialesEducación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico.School Financial Education. Initial Years. Didactic Material.Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.370 - EducaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos. The objective of this study is to present an analysis of the School Financial Education Textbooks, a material developed by the Ministry of Education (MEC) for the initial years of Elementary School, analyzing the following categories: content, areas of knowledge, and teacher guidelines present in the material. The method used was the reading and identification of these three categories in the 1st, 2nd, and 3rd year textbooks. The results indicate that there is a concern to approach Financial Education (FE) so that students are aware of the importance of knowing, researching, planning and executing actions related to FE. We concluded that there is a diversity of contents and areas of knowledge in the researched material, as well as the importance of the teacher guidelines for the quality of the work with the textbooks.El presente estudio tiene como objetivo presentar un análisis de los Cuadernos de Educación Financiera en las Escuelas, material desarrollado por el Ministerio de Educación (MEC) para los años iniciales de la Enseñanza fundamental, analizando las categorías: contenidos, área del conocimiento y orientaciones al profesor presente en el material. El método utilizado fue la lectura e identificación de estas tres categorías en los cuadernos del 1er, 2º y 3.er años. Los resultados apuntan que hay una preocupación en abordar la Educación Financiera (EF) de forma que los estudiantes tomen conciencia de la importancia de conocer, investigar, planear y ejecutar acciones relacionadas a la EF. Concluimos que hay una diversidad de contenidos y de áreas de conocimientos en el material investigado, así como destacamos la importancia de las orientaciones al profesor para la calidad del trabajo de los cuadernos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/327310.26568/2359-2087.2019.3273EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 62-812359-20872359-208710.26568/educa.v6i13reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273/2718Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, GlaucianeOliveira, MarilenePessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos2019-03-30T22:05:06Zoai:periodicos.unir.br:article/3273Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-03-30T22:05:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais Financial education: analysis of the MEC textbooks for the initial years Educacíon financiera: análisis de los cuadernos del MEC para los años iniciales |
title |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais |
spellingShingle |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais Vieira, Glauciane Educación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico. School Financial Education. Initial Years. Didactic Material. Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático. 370 - Educação |
title_short |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais |
title_full |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais |
title_fullStr |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais |
title_sort |
Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais |
author |
Vieira, Glauciane |
author_facet |
Vieira, Glauciane Oliveira, Marilene Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marilene Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Glauciane Oliveira, Marilene Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico. School Financial Education. Initial Years. Didactic Material. Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático. 370 - Educação |
topic |
Educación Financiera en las Escuelas. Años Iniciales. Material Didáctico. School Financial Education. Initial Years. Didactic Material. Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático. 370 - Educação |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273 10.26568/2359-2087.2019.3273 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273/2718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 13 (2019); 62-81 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i13 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542533132288 |