Ensino de física na formação online de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazio, Anahy Arrieche
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ruas, Franciele Pires, Araujo, Rafaele Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5911
Resumo: Nesse trabalho, objetiva-se compreender como os modelos explicativos sobre fenômenos físicos são construídos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da sua participação em uma interdisciplina intitulada Fenômenos da Natureza V. Essa interdisciplina, ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, objetiva o estudo dos fenômenos físicos a partir da temática do sistema nervoso e os sentidos, seus processos físicos, químicos e biológicos. Para tal, em uma de suas atividades, desafia os estudantes a criarem modelos explicativos para os fenômenos físicos observados a partir da realização de atividades experimentais e socializarem suas explicações em fórum. Esses registros constituem o corpus desse trabalho, e foram analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD) em uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico-hermenêutico. A partir dessa análise, duas compreensões emergem: 1) Transposição didática pela experimentação: construção de modelos explicativos e 2) Construção de modelos explicativos pela interdisciplinaridade com o contexto vivido. Assim, a modelagem surge como um resultado da produção coletiva, viabilizada pelo espaço de formação online associada à transposição didática na explicação dos fenômenos. Portanto, conclui-se que a organização das atividades na citada interdisciplinar possibilitou a construção de modelos explicativos científicos de forma interdisciplinar e contextualizada, por meio da experimentação e da coletividade.
id UNIR-3_773adeb3c7ba1126ea954de03382a940
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5911
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Ensino de física na formação online de professores de ciênciasTeaching physics in online science teachers trainingEnseñanza de física en la formación online de profesores de cienciasFormação de professores onlineinterdisciplinaridadeexperimentação.Formación docente onlineinterdisciplinariedadexperimentaciónOnline teacher traininginterdisciplinarityexperimentationNesse trabalho, objetiva-se compreender como os modelos explicativos sobre fenômenos físicos são construídos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da sua participação em uma interdisciplina intitulada Fenômenos da Natureza V. Essa interdisciplina, ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, objetiva o estudo dos fenômenos físicos a partir da temática do sistema nervoso e os sentidos, seus processos físicos, químicos e biológicos. Para tal, em uma de suas atividades, desafia os estudantes a criarem modelos explicativos para os fenômenos físicos observados a partir da realização de atividades experimentais e socializarem suas explicações em fórum. Esses registros constituem o corpus desse trabalho, e foram analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD) em uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico-hermenêutico. A partir dessa análise, duas compreensões emergem: 1) Transposição didática pela experimentação: construção de modelos explicativos e 2) Construção de modelos explicativos pela interdisciplinaridade com o contexto vivido. Assim, a modelagem surge como um resultado da produção coletiva, viabilizada pelo espaço de formação online associada à transposição didática na explicação dos fenômenos. Portanto, conclui-se que a organização das atividades na citada interdisciplinar possibilitou a construção de modelos explicativos científicos de forma interdisciplinar e contextualizada, por meio da experimentação e da coletividade.En este trabajo, el objetivo es comprender cómo los modelos explicativos sobre fenómenos físicos son construidos por los estudiantes de pregrado de la carrera de Ciencias, de la Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir de su participación en una interdisciplina titulada Fenómenos da Natureza V, ofrecida en el Entorno Virtual de Aprendizaje (AVA) Moodle. En una de sus actividades, desafía a los estudiantes a crear modelos explicativos de los fenómenos físicos observados a partir de la realización de actividades experimentales y a socializar sus explicaciones en foro. Estos registros constituyen el corpus de este trabajo, y fueron analizados a través del Análisis Textual Discursivo (ATD) en una investigación cualitativa, de carácter fenomenológico-hermenéutico. De este análisis surgen dos entendimientos: 1) Transposición didáctica por experimentación: construcción de modelos explicativos y 2) Construcción de modelos explicativos por interdisciplinariedad con el contexto vivido. Así, la modelización surge como resultado de la producción colectiva, posibilitada por el espacio de formación online asociado a la transposición didáctica en la explicación de los fenómenos. Por tanto, se concluye que la organización de actividades en la mencionada interdisciplinariedad permitió la construcción de modelos científicos explicativos de forma interdisciplinar y contextualizada, a través de la experimentación y la colectividad.In this work, the main goal is to understand how the explanatory models about physical phenomena are constructed by the undergraduate students of the Science Degree course, in distance education, at the Federal University of Rio Grande (FURG), based on their participation in an interdiscipline entitled Phenomena of Nature V, offered in the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle. One of its activities, it challenges students to create explanatory models for the physical phenomena observed from the performance of experimental activities and to socialize their explanations in forum. These records constitute the corpus of this work, and were analyzed through Textual Discursive Analysis (DTA) in a qualitative research, with a phenomenological-hermeneutic nature. From this analysis, two understandings emerge: 1) Didactic transposition by experimentation: construction of explanatory models and 2) Construction of explanatory models by interdisciplinarity with the lived context. Thus, modeling emerges as a result of collective production, made possible by the online training space associated with didactic transposition in the explanation of phenomena. Therefore, it is concluded that the organization of activities in the aforementioned interdisciplinary allowed the construction of scientific explanatory models in an interdisciplinary and contextualized way, through experimentation and collectivityEditora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/591110.26568/2359-2087.2021.5911EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-202359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5911/4139Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFazio, Anahy ArriecheRuas, Franciele PiresAraujo, Rafaele Rodrigues de2022-01-02T22:26:11Zoai:periodicos.unir.br:article/5911Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física na formação online de professores de ciências
Teaching physics in online science teachers training
Enseñanza de física en la formación online de profesores de ciencias
title Ensino de física na formação online de professores de ciências
spellingShingle Ensino de física na formação online de professores de ciências
Fazio, Anahy Arrieche
Formação de professores online
interdisciplinaridade
experimentação.
Formación docente online
interdisciplinariedad
experimentación
Online teacher training
interdisciplinarity
experimentation
title_short Ensino de física na formação online de professores de ciências
title_full Ensino de física na formação online de professores de ciências
title_fullStr Ensino de física na formação online de professores de ciências
title_full_unstemmed Ensino de física na formação online de professores de ciências
title_sort Ensino de física na formação online de professores de ciências
author Fazio, Anahy Arrieche
author_facet Fazio, Anahy Arrieche
Ruas, Franciele Pires
Araujo, Rafaele Rodrigues de
author_role author
author2 Ruas, Franciele Pires
Araujo, Rafaele Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazio, Anahy Arrieche
Ruas, Franciele Pires
Araujo, Rafaele Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores online
interdisciplinaridade
experimentação.
Formación docente online
interdisciplinariedad
experimentación
Online teacher training
interdisciplinarity
experimentation
topic Formação de professores online
interdisciplinaridade
experimentação.
Formación docente online
interdisciplinariedad
experimentación
Online teacher training
interdisciplinarity
experimentation
description Nesse trabalho, objetiva-se compreender como os modelos explicativos sobre fenômenos físicos são construídos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da sua participação em uma interdisciplina intitulada Fenômenos da Natureza V. Essa interdisciplina, ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, objetiva o estudo dos fenômenos físicos a partir da temática do sistema nervoso e os sentidos, seus processos físicos, químicos e biológicos. Para tal, em uma de suas atividades, desafia os estudantes a criarem modelos explicativos para os fenômenos físicos observados a partir da realização de atividades experimentais e socializarem suas explicações em fórum. Esses registros constituem o corpus desse trabalho, e foram analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD) em uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico-hermenêutico. A partir dessa análise, duas compreensões emergem: 1) Transposição didática pela experimentação: construção de modelos explicativos e 2) Construção de modelos explicativos pela interdisciplinaridade com o contexto vivido. Assim, a modelagem surge como um resultado da produção coletiva, viabilizada pelo espaço de formação online associada à transposição didática na explicação dos fenômenos. Portanto, conclui-se que a organização das atividades na citada interdisciplinar possibilitou a construção de modelos explicativos científicos de forma interdisciplinar e contextualizada, por meio da experimentação e da coletividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5911
10.26568/2359-2087.2021.5911
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5911
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.5911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5911/4139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-20
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543430713344