CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551 |
Resumo: | O livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente. |
id |
UNIR-3_7e9cc09defd5242e2d1fdb60a3c4b7d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6551 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – ROBOTANICAL CONTENT IN HIGH SCOOL TEXTBOOKS IN THE MUNICIPALITY OF ARIQUEMES-ROCONTENIDO BOTÁNICO EN LIBROS DE BACHILLERATO DEL MUNICIPIO DE ARIQUEMES – ROEnsino de biologiaEducaçãoBiologia VegetalPlantas (Botânica)Biology teachingEducationPlant BiologyEnseñanza de la biologíaEducaciónBiología VegetalO livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente.The textbook is found in all public schools in the country and is the resource most used by teachers in classroom. So, must be observed the textbook quality for better assertiveness in its use in daily school life. With this goal, this work carried out a quantitative and quantitative analysis of three textbooks used by teachers in the classroom of three public high schools in Ariquemes – RO County. The criterion used for the books analyses were adapted. To complement the results, a multivariate statistic was used through the exploratory data synthesis technique called Principal Component Analysis and the “radar” type chart. The result shows discrepant quality between the books and variations, sometimes positive, sometimes negative, depending of the criterion. There was a big variation in the results obtained from one book to another, where qualitatively and quantitatively the book 2 adopted by the College II had a better performance in relation to the book 1 adopted by the school I and the book 3 chosen by school III, respectively.El libro de texto se encuentra en todas las escuelas públicas del país y es el recurso más utilizado por los docentes en el aula. Ante esto, se debe observar la calidad del libro de texto para una mejor asertividad en su uso en la vida escolar cotidiana. Para ello, en este trabajo se realizó un análisis cualitativo y cuantitativo de tres libros de texto utilizados por los docentes en el aula de tres colegios públicos de la ciudad de Ariquemes - RO. Se adaptaron los criterios utilizados en el análisis de los libros. Para complementar los resultados, se utilizó estadística multivariante mediante la técnica exploratoria de síntesis de datos denominada Análisis de Componentes Principales y el gráfico “radar”. Los resultados muestran una calidad discrepante entre los libros y variaciones, a veces positivas, a veces negativas, según los criterios. Hubo gran variación en los resultados obtenidos de un libro a otro donde, cualitativa y cuantitativamente, el libro 2 adoptado por el colegio Colégio II tuvo un mejor desempeño en relación al libro 1 adoptado por el colegio I y el libro 3 elegido por el colégio III, respectivamente.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/655110.26568/2359-2087.2023.6551EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551/469Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Jeferson Souza daFreitas, Ludmila deOliveira, Ivanildo Amorim de2024-02-28T00:30:03Zoai:periodicos.unir.br:article/6551Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:03Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO BOTANICAL CONTENT IN HIGH SCOOL TEXTBOOKS IN THE MUNICIPALITY OF ARIQUEMES-RO CONTENIDO BOTÁNICO EN LIBROS DE BACHILLERATO DEL MUNICIPIO DE ARIQUEMES – RO |
title |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO |
spellingShingle |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO Costa, Jeferson Souza da Ensino de biologia Educação Biologia Vegetal Plantas (Botânica) Biology teaching Education Plant Biology Enseñanza de la biología Educación Biología Vegetal |
title_short |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO |
title_full |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO |
title_fullStr |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO |
title_full_unstemmed |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO |
title_sort |
CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RO |
author |
Costa, Jeferson Souza da |
author_facet |
Costa, Jeferson Souza da Freitas, Ludmila de Oliveira, Ivanildo Amorim de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Ludmila de Oliveira, Ivanildo Amorim de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jeferson Souza da Freitas, Ludmila de Oliveira, Ivanildo Amorim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Educação Biologia Vegetal Plantas (Botânica) Biology teaching Education Plant Biology Enseñanza de la biología Educación Biología Vegetal |
topic |
Ensino de biologia Educação Biologia Vegetal Plantas (Botânica) Biology teaching Education Plant Biology Enseñanza de la biología Educación Biología Vegetal |
description |
O livro didático é encontrado em todas as escolas públicas do país sendo o recurso mais utilizado pelos professores em sala de aula. Visto isso, deve-se observar a qualidade do livro didático para uma melhor assertividade em seu uso no cotidiano escolar. Com essa finalidade, este trabalho realizou a análise quali-quantitativa de três livros didáticos utilizados pelos professores em sala de aula de três escolas públicas de Ensino Médio do município de Ariquemes – RO. Os critérios utilizados nas análises dos livros foram adaptados. Para complementar os resultados, utilizou-se a estatística multivariada através da técnica exploratória de sintetização dos dados denominada Análise de Componentes Principais e o gráfico tipo “radar”. Os resultados mostram discrepante qualidade entre os livros e variações, ora positivas, ora negativas, a depender dos critérios. Houve grande variação nos resultados obtidos de um livro para outro onde quali-quantitativamente o livro 2 adotado pelo Colégio II teve melhor desempenho em relação ao livro 1 adotado pelo Colégio I e o livro 3 escolhido pelo Colégio III, respectivamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551 10.26568/2359-2087.2023.6551 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2023.6551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6551/469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-19 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v10i reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541478264832 |