The research in training position in the sciences teachers training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonzaga, Amarildo Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3408
Resumo: Estudo a respeito da formação de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em que se desenvolveu uma discussão a respeito do lugar do Estágio Curricular Supervisionado nessa formação; não o estágio como aplicação de conhecimento, mas o estágio como produção de conhecimento. Neste sentido, tratou-se do estágio com pesquisa e procurou-se responder aos seguintes questionamentos: a) como o estágio é visto e qual o foco quando se trata do estágio com pesquisa na formação de professores de Ciências?; b) qual a importância conferida à pesquisa no estágio e quais os espaços em aberto para esse tipo de estudo; c) quais lacunas são observadas e quais tendências em trabalhos que discutem o estágio na formação de professores. Para responder a tais questões valeu-se de uma interpretação crítica, por meio de uma pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou que o estágio com pesquisa pode se configurar como eixo articulador da construção e produção de conhecimento do trabalho docente, a partir uma ação de intervenção/investigação, que envolve três dimensões formativas: conceitual, procedimental e atitudinal.
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spelling The research in training position in the sciences teachers trainingEl lugar de la práctica com investigación em la formación de profesores de cienciasO lugar do estágio com pesquisa na formação inicial de professores de ciênciasFormação de professores de Ciências. Estágio com pesquisa. Dimensões formativas.Sciences teacher training. Research in training. Formative dimensions.Formación de profesores de Ciencias. Prácticas con investigación. Dimensiones formativas.Estudo a respeito da formação de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em que se desenvolveu uma discussão a respeito do lugar do Estágio Curricular Supervisionado nessa formação; não o estágio como aplicação de conhecimento, mas o estágio como produção de conhecimento. Neste sentido, tratou-se do estágio com pesquisa e procurou-se responder aos seguintes questionamentos: a) como o estágio é visto e qual o foco quando se trata do estágio com pesquisa na formação de professores de Ciências?; b) qual a importância conferida à pesquisa no estágio e quais os espaços em aberto para esse tipo de estudo; c) quais lacunas são observadas e quais tendências em trabalhos que discutem o estágio na formação de professores. Para responder a tais questões valeu-se de uma interpretação crítica, por meio de uma pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou que o estágio com pesquisa pode se configurar como eixo articulador da construção e produção de conhecimento do trabalho docente, a partir uma ação de intervenção/investigação, que envolve três dimensões formativas: conceitual, procedimental e atitudinal.Un estudio respecto a la formación de profesores en los años finales de la Enseñanza Fundamental, donde se desarrolló una discusión relacionada con el lugar que ocupa la Práctica Curricular con Supervisión en esta formación; la práctica no como aplicación de conocimientos y si como producción de conocimiento. En este sentido se trata de la práctica con investigación donde  se procuró responder las siguientes interrogantes: a) ¿cómo la práctica es vista y cuál es el foco del problema cuando se trata de práctica con investigación en la formación de profesores de Ciencias Naturales?; b) ¿cuál es la importancia atribuida a la investigación en la práctica y cuáles son los espacios abiertos para este tipo de estudio?; c) ¿cuáles son las lagunas observadas e cuáles las tendencias en los trabajos que discuten la práctica en la formación de profesores. Para responder a tales interrogantes se utilizó la interpretación crítica, a través de una investigación bibliográfica. El estudio demostró que la práctica con investigación puede ser configurada como el eje articulador de la construcción y producción de conocimiento del trabajo docente, a partir de una acción de intervención/investigación que envuelve tres dimensiones formativas: conceptual, procedimental e actitudinal.            This study was focused in Sciences Teacher Training for Elementary degree and aimed to develop a discussion about the Supervised Training role in this process. The purpose was not to treat the training like knowledge using, but like knowledge production. In this direction the study handled with Research in Training and tried to answer the following questions: a) how is the training perceived and what’s the treatment given to Research in Training in the Sciences Teacher Training?; b) what’s the research importance in the teacher training and which are the possibilities for this kind of study?; c) which are the gaps observed and which are the study tendences that discuss the supervised training in teacher training? To answer these questions was used a critical interpretation by means of a bibliographic research. In this way the study showed that the Research in Training can be seen like an articulated axis in the teacher work knowledge production from an intervention/research action that involves three formative dimensions: conceptual, procedural and attitudinal. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/340810.26568/2359-2087.2018.3408EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 11 (2018); 61-832359-20872359-208710.26568/educa.v5i11reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3408/2363Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Rosa Oliveira MarinsGonzaga, Amarildo Menezes2018-09-04T04:18:10Zoai:periodicos.unir.br:article/3408Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-09-04T04:18:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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