Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves da Silva, Mônica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tábata Nunes Lima, Diandra, Jung, Hildegard Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente.
id UNIR-3_85b5a8ca89ea9b4ab6c2d2b83f29ff89
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3099
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com músicaPrácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.Sing, have fun and learn: a teaching experience story with musicestágioensinomúsicapedagógico.EducaçãoSupervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work.Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente.This article aims to discuss the contributions of music as a facilitator of the teaching and learning process. This is an account of experience teaching Supervised Stage with a group of children of the first year of Elementary School. The results point to: a) the significant role of music for the integral formation of the student, reverencing cultural values; b) music as a diffuser of the aesthetic sense and promoter of sociability and expressiveness in the educational process; c) understanding the integrative, participative and cooperative meanings that music promotes, helping the pedagogical work with motor development, synchrony and movements. It is concluded that, besides the preoccupation with the learning, the important thing is to provide, through the musicalization, internal modifications that lead to the growth of the individual. This way of approaching the practice of music can be used to train the teacher, but first of all he has to believe in the methodology with which he intends to work and provide himself with his ideas, in order to be able to act accordingly.El presente artículo tiene como objetivo discurrir sobre las contribuciones de la música como facilitadora del proceso de enseñanza y aprendizaje. Se trata de un relato de experiencia docente de Prácticas con un grupo de niños del primer año de la Enseñanza Fundamental. Los resultados señalan: a) el significativo papel de la música para la formación integral del sujeto, reverenciando los valores culturales; b) la música como difusora del sentido estético y promotora de la sociabilidad y expresividad en el proceso educativo; c) la comprensión de los sentidos integradores, participativos y de cooperación que promueve la música, auxiliando el trabajo pedagógico con el desarrollo motor, la sincronía y los movimientos. Se concluye que, además de la preocupación con el aprendizaje, lo importante es propiciar, por medio de la musicalización, modificaciones internas que lleven al crecimiento del individuo. Esa forma de abordar la práctica de la música podrá servir para la formación del profesor, pero, ante todo, él necesita creer en la metodología con la cual pretende trabajar y municionarse de sus ideas, para, así tener condiciones de actuar adecuadamente.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/309910.26568/2359-2087.2019.3099EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 178-1912359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves da Silva, MônicaTábata Nunes Lima, DiandraJung, Hildegard Susana2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/3099Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.
Sing, have fun and learn: a teaching experience story with music
title Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
spellingShingle Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
Gonçalves da Silva, Mônica
estágio
ensino
música
pedagógico.
Educação
Supervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work.
Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.
title_short Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
title_full Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
title_fullStr Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
title_full_unstemmed Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
title_sort Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
author Gonçalves da Silva, Mônica
author_facet Gonçalves da Silva, Mônica
Tábata Nunes Lima, Diandra
Jung, Hildegard Susana
author_role author
author2 Tábata Nunes Lima, Diandra
Jung, Hildegard Susana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves da Silva, Mônica
Tábata Nunes Lima, Diandra
Jung, Hildegard Susana
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
ensino
música
pedagógico.
Educação
Supervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work.
Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.
topic estágio
ensino
música
pedagógico.
Educação
Supervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work.
Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.
description O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099
10.26568/2359-2087.2019.3099
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 178-191
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i14
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542153547776