Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente. |
id |
UNIR-3_85b5a8ca89ea9b4ab6c2d2b83f29ff89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3099 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com músicaPrácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.Sing, have fun and learn: a teaching experience story with musicestágioensinomúsicapedagógico.EducaçãoSupervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work.Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico.O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente.This article aims to discuss the contributions of music as a facilitator of the teaching and learning process. This is an account of experience teaching Supervised Stage with a group of children of the first year of Elementary School. The results point to: a) the significant role of music for the integral formation of the student, reverencing cultural values; b) music as a diffuser of the aesthetic sense and promoter of sociability and expressiveness in the educational process; c) understanding the integrative, participative and cooperative meanings that music promotes, helping the pedagogical work with motor development, synchrony and movements. It is concluded that, besides the preoccupation with the learning, the important thing is to provide, through the musicalization, internal modifications that lead to the growth of the individual. This way of approaching the practice of music can be used to train the teacher, but first of all he has to believe in the methodology with which he intends to work and provide himself with his ideas, in order to be able to act accordingly.El presente artículo tiene como objetivo discurrir sobre las contribuciones de la música como facilitadora del proceso de enseñanza y aprendizaje. Se trata de un relato de experiencia docente de Prácticas con un grupo de niños del primer año de la Enseñanza Fundamental. Los resultados señalan: a) el significativo papel de la música para la formación integral del sujeto, reverenciando los valores culturales; b) la música como difusora del sentido estético y promotora de la sociabilidad y expresividad en el proceso educativo; c) la comprensión de los sentidos integradores, participativos y de cooperación que promueve la música, auxiliando el trabajo pedagógico con el desarrollo motor, la sincronía y los movimientos. Se concluye que, además de la preocupación con el aprendizaje, lo importante es propiciar, por medio de la musicalización, modificaciones internas que lleven al crecimiento del individuo. Esa forma de abordar la práctica de la música podrá servir para la formación del profesor, pero, ante todo, él necesita creer en la metodología con la cual pretende trabajar y municionarse de sus ideas, para, así tener condiciones de actuar adecuadamente.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/309910.26568/2359-2087.2019.3099EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 178-1912359-20872359-208710.26568/educa.v6i14reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves da Silva, MônicaTábata Nunes Lima, DiandraJung, Hildegard Susana2019-08-13T16:44:40Zoai:periodicos.unir.br:article/3099Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-08-13T16:44:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico. Sing, have fun and learn: a teaching experience story with music |
title |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
spellingShingle |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música Gonçalves da Silva, Mônica estágio ensino música pedagógico. Educação Supervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work. Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico. |
title_short |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
title_full |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
title_fullStr |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
title_full_unstemmed |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
title_sort |
Cantar, divertir-se, aprender: um relato de experiência docente com música |
author |
Gonçalves da Silva, Mônica |
author_facet |
Gonçalves da Silva, Mônica Tábata Nunes Lima, Diandra Jung, Hildegard Susana |
author_role |
author |
author2 |
Tábata Nunes Lima, Diandra Jung, Hildegard Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves da Silva, Mônica Tábata Nunes Lima, Diandra Jung, Hildegard Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio ensino música pedagógico. Educação Supervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work. Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico. |
topic |
estágio ensino música pedagógico. Educação Supervised internship. Teaching by music. Integral training. Pedagogical work. Prácticas de docencia. Enseñanza por la música. Formación integral. Trabajo pedagógico. |
description |
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da música enquanto facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência docente de Estágio Supervisionado com um grupo de crianças da Educação Infantil Jardim B. Os resultados apontam para: a) o significativo papel da música para a formação integral do sujeito, reverenciando os valores culturais; b) a música enquanto difusora do senso estético e promotora da sociabilidade e expressividade no processo educativo; c) a compreensão dos sentidos integradores, participativos e de cooperação que a música promove, auxiliando o trabalho pedagógico com o desenvolvimento motor, a sincronia e os movimentos. Conclui-se que, além da preocupação com o aprendizado, o importante é propiciar, por meio da musicalização, modificações internas que levem ao crescimento do indivíduo. Essa forma de abordar a prática da música pode servir para a formação do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e munir-se de suas ideias, para, assim ter condições de atuar adequadamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099 10.26568/2359-2087.2019.3099 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.3099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3099/2778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 14 (2019); 178-191 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i14 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542153547776 |