Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos a experiência de formação de professores no curso de pedagogia de uma Universidade Federal, com o foco na especificidade da docência na Educação Infantil. Em busca de procedimentos que tornem a formação um espaço que se constituía como experiência através do resgate da memória dos estudantes, utilizamos como estratégia metodológica a elaboração de portfólios, por acreditar que esse é um instrumento de avaliação que traz o sujeito para o centro do processo de aprendizagem. Os dados apresentados foram produzidos por vinte e cinco estudantes. Como resultado destaca-se que o uso do portfólio abre perspectivas para a construção de novos conhecimentos ao cruzar: história pessoal, pesquisa acadêmica, conhecimento das políticas públicas e investigação de práticas pedagógicas. |
id |
UNIR-3_a36816f0d35a2d004c6c1fec7e08a2c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4146 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantilPortafolio y formación docente: memorias e enseñanza na educación de la primera infânciaPortfolio in pedagogue formation: memories and teaching in early childhood educationPortfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil.Formação de professores de Educação InfantilPortfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education.Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil.Neste artigo apresentamos a experiência de formação de professores no curso de pedagogia de uma Universidade Federal, com o foco na especificidade da docência na Educação Infantil. Em busca de procedimentos que tornem a formação um espaço que se constituía como experiência através do resgate da memória dos estudantes, utilizamos como estratégia metodológica a elaboração de portfólios, por acreditar que esse é um instrumento de avaliação que traz o sujeito para o centro do processo de aprendizagem. Os dados apresentados foram produzidos por vinte e cinco estudantes. Como resultado destaca-se que o uso do portfólio abre perspectivas para a construção de novos conhecimentos ao cruzar: história pessoal, pesquisa acadêmica, conhecimento das políticas públicas e investigação de práticas pedagógicas. En este artículo presentamos la experiência de la formación de docentes em el curso de pedagogia de uma Universidad Federal, centrándonos em la especificidad de la enseñanza em la educación de la primera infância. Em la búsqueda de procedimientos que hagan de la formación um espacio que se constituya como uma experiência, a través Del processo de recuerdo, utilizamos como estratégia metodológica la elaboraciónde arteras, creyendo que este es um instumento de evaluación que lleva al sujeto al centro del proceso de aprendizaje. Los datos presentados fueron producidos por veinticinco Estudiantes. Como resultado, se destaca que El uso de la cartera abre perspectivas para la construcción de nuevos conocimientos al cruzar: historia personal, investigación acadêmica, conocimiente de políticas públicas e investigación de prácticas pedagógicas.In this article, we present the experience of teacher training in the pedagogy course of a Federal University, focusing on the specificity of teaching in Early Childhood Education. Searching for procedures that make the formation a space that is constituted as an experience through the process of remembering, we use as methodological strategy the elaboration of portfolios, believing that this is an instrument of evaluation that brings the subject to the center of the learning process. The data presented was produced by twenty-five students. As a result, the use of the portfolio opens perspectives for knowledge construction when crossing personal history, academic research, public policies knowledge and investigation of pedagogical practices.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/414610.26568/2359-2087.2019.4146EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 27-482359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146/3093Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Anelise MonteiroBarbosa, Silvia Neli Falcão2020-06-24T21:20:39Zoai:periodicos.unir.br:article/4146Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:39Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil Portafolio y formación docente: memorias e enseñanza na educación de la primera infância Portfolio in pedagogue formation: memories and teaching in early childhood education |
title |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil |
spellingShingle |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil do Nascimento, Anelise Monteiro Portfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil. Formação de professores de Educação Infantil Portfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education. Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil. |
title_short |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil |
title_full |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil |
title_fullStr |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil |
title_sort |
Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil |
author |
do Nascimento, Anelise Monteiro |
author_facet |
do Nascimento, Anelise Monteiro Barbosa, Silvia Neli Falcão |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Silvia Neli Falcão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Anelise Monteiro Barbosa, Silvia Neli Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil. Formação de professores de Educação Infantil Portfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education. Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil. |
topic |
Portfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil. Formação de professores de Educação Infantil Portfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education. Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil. |
description |
Neste artigo apresentamos a experiência de formação de professores no curso de pedagogia de uma Universidade Federal, com o foco na especificidade da docência na Educação Infantil. Em busca de procedimentos que tornem a formação um espaço que se constituía como experiência através do resgate da memória dos estudantes, utilizamos como estratégia metodológica a elaboração de portfólios, por acreditar que esse é um instrumento de avaliação que traz o sujeito para o centro do processo de aprendizagem. Os dados apresentados foram produzidos por vinte e cinco estudantes. Como resultado destaca-se que o uso do portfólio abre perspectivas para a construção de novos conhecimentos ao cruzar: história pessoal, pesquisa acadêmica, conhecimento das políticas públicas e investigação de práticas pedagógicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146 10.26568/2359-2087.2019.4146 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2019.4146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146/3093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 27-48 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v6i16 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542772207616 |