Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Anelise Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Silvia Neli Falcão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146
Resumo: Neste artigo apresentamos a experiência de formação de professores no curso de pedagogia de uma Universidade Federal, com o foco na especificidade da docência na Educação Infantil. Em busca de procedimentos que tornem a formação um espaço que se constituía como experiência através do resgate da memória dos estudantes, utilizamos como estratégia metodológica a elaboração de portfólios, por acreditar que esse é um instrumento de avaliação que traz o sujeito para o centro do  processo de aprendizagem. Os dados apresentados foram produzidos por vinte e cinco estudantes. Como resultado destaca-se que o uso do portfólio abre perspectivas para a construção de novos conhecimentos ao cruzar: história pessoal, pesquisa acadêmica, conhecimento das políticas públicas e investigação de práticas pedagógicas. 
id UNIR-3_a36816f0d35a2d004c6c1fec7e08a2c7
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4146
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantilPortafolio y formación docente: memorias e enseñanza na educación de la primera infânciaPortfolio in pedagogue formation: memories and teaching in early childhood educationPortfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil.Formação de professores de Educação InfantilPortfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education.Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil.Neste artigo apresentamos a experiência de formação de professores no curso de pedagogia de uma Universidade Federal, com o foco na especificidade da docência na Educação Infantil. Em busca de procedimentos que tornem a formação um espaço que se constituía como experiência através do resgate da memória dos estudantes, utilizamos como estratégia metodológica a elaboração de portfólios, por acreditar que esse é um instrumento de avaliação que traz o sujeito para o centro do  processo de aprendizagem. Os dados apresentados foram produzidos por vinte e cinco estudantes. Como resultado destaca-se que o uso do portfólio abre perspectivas para a construção de novos conhecimentos ao cruzar: história pessoal, pesquisa acadêmica, conhecimento das políticas públicas e investigação de práticas pedagógicas. En este artículo presentamos la experiência de la formación de docentes em el curso de pedagogia de uma Universidad Federal, centrándonos em la especificidad de la enseñanza em la educación de la primera infância. Em la búsqueda de procedimientos que hagan de la formación um espacio que se constituya como uma experiência, a través Del processo de recuerdo, utilizamos como estratégia metodológica la elaboraciónde arteras, creyendo que este es um instumento de evaluación que lleva al sujeto al centro del proceso de aprendizaje. Los datos presentados fueron producidos por veinticinco Estudiantes. Como resultado, se destaca que El uso de la cartera abre perspectivas para la construcción de nuevos conocimientos al cruzar: historia personal, investigación acadêmica, conocimiente de políticas públicas e investigación de prácticas pedagógicas.In this article, we present the experience of teacher training in the pedagogy course of a Federal University, focusing on the specificity of teaching in Early Childhood Education. Searching for procedures that make the formation a space that is constituted as an experience through the process of remembering, we use as methodological strategy the elaboration of portfolios, believing that this is an instrument of evaluation that brings the subject to the center of the learning process. The data presented was produced by twenty-five students. As a result, the use of the portfolio opens perspectives for knowledge construction when crossing personal history, academic research, public policies knowledge and investigation of pedagogical practices.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/414610.26568/2359-2087.2019.4146EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 27-482359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146/3093Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Anelise MonteiroBarbosa, Silvia Neli Falcão2020-06-24T21:20:39Zoai:periodicos.unir.br:article/4146Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:39Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
Portafolio y formación docente: memorias e enseñanza na educación de la primera infância
Portfolio in pedagogue formation: memories and teaching in early childhood education
title Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
spellingShingle Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
do Nascimento, Anelise Monteiro
Portfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil.
Formação de professores de Educação Infantil
Portfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education.
Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil.
title_short Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
title_full Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
title_fullStr Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
title_full_unstemmed Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
title_sort Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil
author do Nascimento, Anelise Monteiro
author_facet do Nascimento, Anelise Monteiro
Barbosa, Silvia Neli Falcão
author_role author
author2 Barbosa, Silvia Neli Falcão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Anelise Monteiro
Barbosa, Silvia Neli Falcão
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil.
Formação de professores de Educação Infantil
Portfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education.
Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil.
topic Portfólio.Formação do Pedagogo. Docência. Educação Infantil.
Formação de professores de Educação Infantil
Portfolio. Pedagogue formation. Teaching Early Childhood education.
Portafolio. Formación docente. Enseñanza. Educación Infantil.
description Neste artigo apresentamos a experiência de formação de professores no curso de pedagogia de uma Universidade Federal, com o foco na especificidade da docência na Educação Infantil. Em busca de procedimentos que tornem a formação um espaço que se constituía como experiência através do resgate da memória dos estudantes, utilizamos como estratégia metodológica a elaboração de portfólios, por acreditar que esse é um instrumento de avaliação que traz o sujeito para o centro do  processo de aprendizagem. Os dados apresentados foram produzidos por vinte e cinco estudantes. Como resultado destaca-se que o uso do portfólio abre perspectivas para a construção de novos conhecimentos ao cruzar: história pessoal, pesquisa acadêmica, conhecimento das políticas públicas e investigação de práticas pedagógicas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146
10.26568/2359-2087.2019.4146
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.4146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146/3093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 27-48
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i16
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542772207616