Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Maria Cândida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lucchesi de Carvalho, Dione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997
Resumo: Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009.  Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente. 
id UNICAMP-21_2ceb466411b7993e94d88fe6d55b2118
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649997
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da AmazôniaEducação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais.Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009.  Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente. Universidade Estadual de Campinas2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864999710.20396/zet.v26i2.8649997Zetetike; Vol. 26 No. 2 (2018): mai./ago.; 299-317Zetetike; Vol. 26 Núm. 2 (2018): mai./ago.; 299-317Zetetike; v. 26 n. 2 (2018): mai./ago.; 299-3172176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/18152https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/20348Copyright (c) 2018 Zetetikeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, Maria CândidaLucchesi de Carvalho, Dione2019-01-17T10:05:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649997Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2019-01-17T10:05:21Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
title Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
spellingShingle Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
Müller, Maria Cândida
Educação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais.
title_short Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
title_full Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
title_fullStr Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
title_full_unstemmed Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
title_sort Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
author Müller, Maria Cândida
author_facet Müller, Maria Cândida
Lucchesi de Carvalho, Dione
author_role author
author2 Lucchesi de Carvalho, Dione
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Maria Cândida
Lucchesi de Carvalho, Dione
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais.
topic Educação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais.
description Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009.  Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997
10.20396/zet.v26i2.8649997
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997
identifier_str_mv 10.20396/zet.v26i2.8649997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/18152
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/20348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Zetetike
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Zetetike
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 26 No. 2 (2018): mai./ago.; 299-317
Zetetike; Vol. 26 Núm. 2 (2018): mai./ago.; 299-317
Zetetike; v. 26 n. 2 (2018): mai./ago.; 299-317
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303706188218368