Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997 |
Resumo: | Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009. Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente. |
id |
UNICAMP-21_2ceb466411b7993e94d88fe6d55b2118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649997 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da AmazôniaEducação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais.Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009. Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente. Universidade Estadual de Campinas2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-açãoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864999710.20396/zet.v26i2.8649997Zetetike; Vol. 26 No. 2 (2018): mai./ago.; 299-317Zetetike; Vol. 26 Núm. 2 (2018): mai./ago.; 299-317Zetetike; v. 26 n. 2 (2018): mai./ago.; 299-3172176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/18152https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/20348Copyright (c) 2018 Zetetikeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, Maria CândidaLucchesi de Carvalho, Dione2019-01-17T10:05:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649997Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2019-01-17T10:05:21Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
title |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
spellingShingle |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia Müller, Maria Cândida Educação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais. |
title_short |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
title_full |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
title_fullStr |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
title_full_unstemmed |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
title_sort |
Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia |
author |
Müller, Maria Cândida |
author_facet |
Müller, Maria Cândida Lucchesi de Carvalho, Dione |
author_role |
author |
author2 |
Lucchesi de Carvalho, Dione |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Maria Cândida Lucchesi de Carvalho, Dione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais. |
topic |
Educação Matemática. Comunidades de Aprendizagem do Professor. Formação do Professor. Anos Iniciais. |
description |
Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009. Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997 10.20396/zet.v26i2.8649997 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v26i2.8649997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/18152 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997/20348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Zetetike info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Zetetike |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 26 No. 2 (2018): mai./ago.; 299-317 Zetetike; Vol. 26 Núm. 2 (2018): mai./ago.; 299-317 Zetetike; v. 26 n. 2 (2018): mai./ago.; 299-317 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1754303706188218368 |