Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854QUY |
Resumo: | Nesta pesquisa, investiguei o processo de (trans)formação experienciado por uma professora de Matemática em um trabalho colaborativo. Entendo experi encia como algo que nos passa, que nos acontece, que nos toca. Nãoo o que passa, acontece ou toca. Para vivenciar uma experi encia, o sujeito se ex-p oe, se abre para uma viagem que não tem começo nem m. A experiência e formativa e transformadora e a (trans)formação e, dessa forma, um caminhar para a mudança e, ao mesmo tempo, um processo de formação e de desenvolvimento prossional. A abordagem metodológica adotada e qualitativa e a coleta de dados se deu durante um trabalho colaborativo desenvolvido por mim e pela professora. Os instrumentos de coleta utilizados foram entrevistas com a professora, memorial prossional escrito por ela, mensagens eletrônicas, reuniões que realizamos ao longo de cinco meses e observações de suas aulas. Durante o trabalho colaborativo, dedicamos um tempo inicial ao estudo e discussões te oricas acerca de investigações matemáticas em sala de aula. Em outra fase do trabalho, planejamos, executamos e avaliamos atividades de investigação matemática na sala de aula da professora. A análise dos dados foi realizada de forma indutiva e indicou cinco fatores que contribu ram para o processo de (trans)formação experienciado pela professora. Os dois primeiros dizem respeito aos desejos da professora. O desejo de mudar, vinculado ao desenvolvimento prossional, e o desejo de partilhar, vinculado ao trabalho colaborativo. Os demais fatores referem-se a segurança da professora em realizar as atividades de investigação. Ela se sentiu mais segura à medida que teve o apoio de outro professor de Matemática no desenvolvimento das atividades, quando teve um espaço para a discussão teórica sobre investigação e, nalmente, ela pôde comprovar, empiricamente, a viabilidade do uso de atividades investigativas emsua sala de aula. |
id |
UFMG_3538c9403728faefdcaf1dfa9192af36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-854QUY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jussara de Loiola AraujoAna Cristina FerreiraSamira ZaidanInes Assuncao de Castro TeixeiraAlex Jordane de Oliveira2019-08-11T22:48:25Z2019-08-11T22:48:25Z2007-08-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854QUYNesta pesquisa, investiguei o processo de (trans)formação experienciado por uma professora de Matemática em um trabalho colaborativo. Entendo experi encia como algo que nos passa, que nos acontece, que nos toca. Nãoo o que passa, acontece ou toca. Para vivenciar uma experi encia, o sujeito se ex-p oe, se abre para uma viagem que não tem começo nem m. A experiência e formativa e transformadora e a (trans)formação e, dessa forma, um caminhar para a mudança e, ao mesmo tempo, um processo de formação e de desenvolvimento prossional. A abordagem metodológica adotada e qualitativa e a coleta de dados se deu durante um trabalho colaborativo desenvolvido por mim e pela professora. Os instrumentos de coleta utilizados foram entrevistas com a professora, memorial prossional escrito por ela, mensagens eletrônicas, reuniões que realizamos ao longo de cinco meses e observações de suas aulas. Durante o trabalho colaborativo, dedicamos um tempo inicial ao estudo e discussões te oricas acerca de investigações matemáticas em sala de aula. Em outra fase do trabalho, planejamos, executamos e avaliamos atividades de investigação matemática na sala de aula da professora. A análise dos dados foi realizada de forma indutiva e indicou cinco fatores que contribu ram para o processo de (trans)formação experienciado pela professora. Os dois primeiros dizem respeito aos desejos da professora. O desejo de mudar, vinculado ao desenvolvimento prossional, e o desejo de partilhar, vinculado ao trabalho colaborativo. Os demais fatores referem-se a segurança da professora em realizar as atividades de investigação. Ela se sentiu mais segura à medida que teve o apoio de outro professor de Matemática no desenvolvimento das atividades, quando teve um espaço para a discussão teórica sobre investigação e, nalmente, ela pôde comprovar, empiricamente, a viabilidade do uso de atividades investigativas emsua sala de aula.In this research, I investigated the process of (trans)formation experienced by a mathematics teacher in a collaborative work. By experience, I mean something that goes through us, which happens to us and touches us. It is not something that just goes through, happens or touches. To live an experience, the subject ex-poses and opens himself to a journey without beginning or ending. The experience is formative and transformative. In this way, (trans)formation is a movement towards changing and, at the same time, a process of formation and professional de- velopment. The methodology approach was qualitative and the data were collected throughout a collaborative work stablished by the teacher and myself. Data sources were: audio recorded interviews wich I conducted with the teacher; an academic memoirs written by the teacher; electronic mails exchanged between us; meetings that we held for ve months; and classes observations carried by myself. During the collaborative work, we rst studied theoretical dis- cussions on mathematics investigations in the classroom set. In a further stage, we planned, conducted and evaluated mathematics investigation activities in the teacher classes. The data analysis was inductive. It indicated ve factors which contributed to the (trans)formation pro- cess experienced by the teacher. The rst two were related to the teacher desires. The desire of changing, related to the professional development, and the desire of sharing, related to the collaborative work. The other factors have to do with the condence to conduct investigation activities in a classroom. She felt more condent because she had the support of another mathe- matics teacher in the development of the activities, since there was an opportunity for her to discuss mathematics investigation theory and, nally, she was able to prove, empirically, the viability to use mathematics investigation in the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoColaboraçãoEducação matemáticaInvestigações matemáticasExperiência(Trans)formação ao docenteUma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjordane__2007.pdfapplication/pdf826935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-854QUY/1/jordane__2007.pdfb9e5d7cf908842d5cccc5919d6fc1d1bMD51TEXTjordane__2007.pdf.txtjordane__2007.pdf.txtExtracted texttext/plain358635https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-854QUY/2/jordane__2007.pdf.txtfe4dccb4a6298ac3d79346dd96b28151MD521843/FAEC-854QUY2019-11-14 09:08:47.899oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-854QUYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:08:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
title |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
spellingShingle |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo Alex Jordane de Oliveira Colaboração Educação matemática Investigações matemáticas Experiência (Trans)formação ao docente Educação |
title_short |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
title_full |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
title_fullStr |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
title_sort |
Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo |
author |
Alex Jordane de Oliveira |
author_facet |
Alex Jordane de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jussara de Loiola Araujo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Cristina Ferreira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Samira Zaidan |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ines Assuncao de Castro Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alex Jordane de Oliveira |
contributor_str_mv |
Jussara de Loiola Araujo Ana Cristina Ferreira Samira Zaidan Ines Assuncao de Castro Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração Educação matemática Investigações matemáticas Experiência (Trans)formação ao docente |
topic |
Colaboração Educação matemática Investigações matemáticas Experiência (Trans)formação ao docente Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação |
description |
Nesta pesquisa, investiguei o processo de (trans)formação experienciado por uma professora de Matemática em um trabalho colaborativo. Entendo experi encia como algo que nos passa, que nos acontece, que nos toca. Nãoo o que passa, acontece ou toca. Para vivenciar uma experi encia, o sujeito se ex-p oe, se abre para uma viagem que não tem começo nem m. A experiência e formativa e transformadora e a (trans)formação e, dessa forma, um caminhar para a mudança e, ao mesmo tempo, um processo de formação e de desenvolvimento prossional. A abordagem metodológica adotada e qualitativa e a coleta de dados se deu durante um trabalho colaborativo desenvolvido por mim e pela professora. Os instrumentos de coleta utilizados foram entrevistas com a professora, memorial prossional escrito por ela, mensagens eletrônicas, reuniões que realizamos ao longo de cinco meses e observações de suas aulas. Durante o trabalho colaborativo, dedicamos um tempo inicial ao estudo e discussões te oricas acerca de investigações matemáticas em sala de aula. Em outra fase do trabalho, planejamos, executamos e avaliamos atividades de investigação matemática na sala de aula da professora. A análise dos dados foi realizada de forma indutiva e indicou cinco fatores que contribu ram para o processo de (trans)formação experienciado pela professora. Os dois primeiros dizem respeito aos desejos da professora. O desejo de mudar, vinculado ao desenvolvimento prossional, e o desejo de partilhar, vinculado ao trabalho colaborativo. Os demais fatores referem-se a segurança da professora em realizar as atividades de investigação. Ela se sentiu mais segura à medida que teve o apoio de outro professor de Matemática no desenvolvimento das atividades, quando teve um espaço para a discussão teórica sobre investigação e, nalmente, ela pôde comprovar, empiricamente, a viabilidade do uso de atividades investigativas emsua sala de aula. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T22:48:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T22:48:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854QUY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854QUY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-854QUY/1/jordane__2007.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-854QUY/2/jordane__2007.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9e5d7cf908842d5cccc5919d6fc1d1b fe4dccb4a6298ac3d79346dd96b28151 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971300641144832 |