Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Izabeli Batista Girarducci da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marestoni, Luiz Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296
Resumo: A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola.
id UNIR-3_bfa6600aa41c2f2c72a1f723929829ca
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4296
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundariaProdução do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médioProduction of ethanol from sugarcane as an interdisciplinary theme in high schoolInterdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências.EducaçãoEnfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias.Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching.A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola.La construcción de un conocimiento concreto es posible de ser alcanzada de forma interdisciplinar. El etanol en su cadena productiva se presenta como um sistema interdisciplinário, ya que desde la siembra hasta la comercialización ocurren diversos procesos químicos, físicos y biológicos, además de cuestiones históricas/sociales. Tales temas pueden ser abordados en situación de enseñanza como un ejemplo útil al aprendiz, despertando la curiosidad y facilitando el aprendizaje. De esta manera, el trabajo pretende contribuir con un proceso de enseñanza-aprendizaje significativo, relacionando un tema de lo cotidiano con asuntos específicos de enseñanza. El estudio es cualitativo, exploratorio y descriptivo, y tuvo como objetivo analizar la producción de etanol y su aplicación de forma interdisciplinaria en la enseñanza. Los resultados se presentan en tópicos, con el concepto teórico y cómo puede ser utilizado en las disciplinas, respectivamente. Así, es posible percibir la importancia del estudio del etanol y la posibilidad de trabajo interdisciplinario sin alteración en el proyecto pedagógico de la escuela.The construction of a concrete knowledge can be achieved in a interdisciplinary way. The ethanol production chain presents a wide possibility of action in several disciplines, since from the planting to the commercialization occur several chemical, physical and biological processes, in addition to historical / social issues. Such topics can be approached in a teaching situation as a useful example to the learner, arousing curiosity and facilitating learning. The work aims to contribute with a significant teaching-learning process, relating a daily theme with specific teaching subjects. The study is qualitative, exploratory and descriptive, and aimed to analyze the production of ethanol and its application in a interdisciplinary way in teaching. The results are presented in topics, with the theoretical concept and how it can be used in the disciplines, respectively. Thus, it is possible to perceive the importance of the study of ethanol and the possibility of interdisciplinary work without alteration in the pedagogical project of the school.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresqualitativo, exploratório e descritivoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/429610.26568/2359-2087.2020.4296EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 532-5522359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Izabeli Batista Girarducci daMarestoni, Luiz Diego2021-01-07T02:10:06Zoai:periodicos.unir.br:article/4296Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio
Production of ethanol from sugarcane as an interdisciplinary theme in high school
title Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
spellingShingle Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
Silva, Izabeli Batista Girarducci da
Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências.
Educação
Enfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias.
Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching.
title_short Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
title_full Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
title_fullStr Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
title_full_unstemmed Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
title_sort Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
author Silva, Izabeli Batista Girarducci da
author_facet Silva, Izabeli Batista Girarducci da
Marestoni, Luiz Diego
author_role author
author2 Marestoni, Luiz Diego
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Izabeli Batista Girarducci da
Marestoni, Luiz Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências.
Educação
Enfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias.
Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching.
topic Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências.
Educação
Enfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias.
Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching.
description A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
qualitativo, exploratório e descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296
10.26568/2359-2087.2020.4296
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2020.4296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 532-552
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v7i17
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542808907776