Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296 |
Resumo: | A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola. |
id |
UNIR-3_bfa6600aa41c2f2c72a1f723929829ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/4296 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundariaProdução do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médioProduction of ethanol from sugarcane as an interdisciplinary theme in high schoolInterdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências.EducaçãoEnfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias.Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching.A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola.La construcción de un conocimiento concreto es posible de ser alcanzada de forma interdisciplinar. El etanol en su cadena productiva se presenta como um sistema interdisciplinário, ya que desde la siembra hasta la comercialización ocurren diversos procesos químicos, físicos y biológicos, además de cuestiones históricas/sociales. Tales temas pueden ser abordados en situación de enseñanza como un ejemplo útil al aprendiz, despertando la curiosidad y facilitando el aprendizaje. De esta manera, el trabajo pretende contribuir con un proceso de enseñanza-aprendizaje significativo, relacionando un tema de lo cotidiano con asuntos específicos de enseñanza. El estudio es cualitativo, exploratorio y descriptivo, y tuvo como objetivo analizar la producción de etanol y su aplicación de forma interdisciplinaria en la enseñanza. Los resultados se presentan en tópicos, con el concepto teórico y cómo puede ser utilizado en las disciplinas, respectivamente. Así, es posible percibir la importancia del estudio del etanol y la posibilidad de trabajo interdisciplinario sin alteración en el proyecto pedagógico de la escuela.The construction of a concrete knowledge can be achieved in a interdisciplinary way. The ethanol production chain presents a wide possibility of action in several disciplines, since from the planting to the commercialization occur several chemical, physical and biological processes, in addition to historical / social issues. Such topics can be approached in a teaching situation as a useful example to the learner, arousing curiosity and facilitating learning. The work aims to contribute with a significant teaching-learning process, relating a daily theme with specific teaching subjects. The study is qualitative, exploratory and descriptive, and aimed to analyze the production of ethanol and its application in a interdisciplinary way in teaching. The results are presented in topics, with the theoretical concept and how it can be used in the disciplines, respectively. Thus, it is possible to perceive the importance of the study of ethanol and the possibility of interdisciplinary work without alteration in the pedagogical project of the school.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresqualitativo, exploratório e descritivoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/429610.26568/2359-2087.2020.4296EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 532-5522359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Izabeli Batista Girarducci daMarestoni, Luiz Diego2021-01-07T02:10:06Zoai:periodicos.unir.br:article/4296Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:06Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio Production of ethanol from sugarcane as an interdisciplinary theme in high school |
title |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria |
spellingShingle |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria Silva, Izabeli Batista Girarducci da Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências. Educação Enfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias. Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching. |
title_short |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria |
title_full |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria |
title_fullStr |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria |
title_full_unstemmed |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria |
title_sort |
Producción del etanol de caña de azúcar como tema interdisciplinario em la escuela secundaria |
author |
Silva, Izabeli Batista Girarducci da |
author_facet |
Silva, Izabeli Batista Girarducci da Marestoni, Luiz Diego |
author_role |
author |
author2 |
Marestoni, Luiz Diego |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izabeli Batista Girarducci da Marestoni, Luiz Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências. Educação Enfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias. Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching. |
topic |
Interdisciplinaridade. Produção de Etanol. Ensino de ciências. Educação Enfoque interdisciplinario. Producción de Etanol. Enseñanza de las ciencias. Interdisciplinary. Ethanol Production. Science teaching. |
description |
A construção de um conhecimento concreto pode alcançada de forma interdisciplinar. O etanol na sua cadeia produtiva apresenta-se como um sistema interdisciplinar, visto que desde o plantio até a comercialização ocorrem diversos processos químicos, físicos e biológicos, além de questões histórico/sociais. Tais temas podem ser abordados em situação de ensino como um exemplo útil ao aprendiz, despertando a curiosidade e facilitando o aprendizado. O trabalho visa contribuir com um processo de ensino-aprendizagem significativo, relacionando um tema do cotidiano com assuntos específicos de ensino. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e teve como objetivo analisar a produção de etanol e sua aplicação de forma interdisciplinar no ensino. Os resultados são apresentados em tópicos, com o conceito teórico e como pode ser utilizado nas disciplinas, respectivamente. Assim, é possível perceber a importância do estudo do etanol e a possibilidade de trabalho interdisciplinar sem alteração no projeto pedagógico da escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares qualitativo, exploratório e descritivo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296 10.26568/2359-2087.2020.4296 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2020.4296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 532-552 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v7i17 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542808907776 |