Paradigma indiciário: contribuições para a pesquisa em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4858 |
Resumo: | O estudo em tela tem como objetivo apresentar o Paradigma Indiciário, sistematizado por Carlo Ginzburg, como dispositivo de análise de dados nas pesquisas qualitativas em Educação Matemática. Para tanto, apresenta-se o recorte de uma pesquisa de mestrado em que tal proposta foi desenvolvida. Verificou-se que tal dispositivo permite o tratamento de dados irreprodutíveis e uma análise interpretativa rica, isso porque alerta sobre os detalhes, minúcias, pistas que estão nas entrelinhas do que não é observável. A análise e interpretação constituem-se através de pistas, indícios e argumentos, por meio dos quais é possível remontar uma realidade aparentemente opaca. Conclui-se que o Paradigma Indiciário traz muitas contribuições para esse campo de pesquisa, pois permite adentrar o universo dos fatos, símbolos e significados que envolvem a Educação Matemática, o qual é carregado de fatores complexos e dinâmicos, mas que certamente se entrelaçam em determinado momento e podem explicar com profundidade problemas que o envolvem. |
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Paradigma indiciário: contribuições para a pesquisa em Educação MatemáticaParadigma indiciário: contribuciones a la investigación en Educación MatemáticaIndiciary paradigm: contributions to research in Mathematics EducationParadigma Indiciário. Educação Matemática. Pesquisa Qualitativa. Dispositivo de Análise.370 - EducaçãoParadigma Indiciário. Educación Matemática. Investigación Cualitativa. Dispositivo de Análisis.Indigenous Paradigm. Mathematical Education. Qualitative Research. Analysis Device.O estudo em tela tem como objetivo apresentar o Paradigma Indiciário, sistematizado por Carlo Ginzburg, como dispositivo de análise de dados nas pesquisas qualitativas em Educação Matemática. Para tanto, apresenta-se o recorte de uma pesquisa de mestrado em que tal proposta foi desenvolvida. Verificou-se que tal dispositivo permite o tratamento de dados irreprodutíveis e uma análise interpretativa rica, isso porque alerta sobre os detalhes, minúcias, pistas que estão nas entrelinhas do que não é observável. A análise e interpretação constituem-se através de pistas, indícios e argumentos, por meio dos quais é possível remontar uma realidade aparentemente opaca. Conclui-se que o Paradigma Indiciário traz muitas contribuições para esse campo de pesquisa, pois permite adentrar o universo dos fatos, símbolos e significados que envolvem a Educação Matemática, o qual é carregado de fatores complexos e dinâmicos, mas que certamente se entrelaçam em determinado momento e podem explicar com profundidade problemas que o envolvem.El presente estudio aborda el Paradigma Indiciário, sistematizado por Carlo Ginzburg, como un dispositivo de análisis de datos en investigación cualitativa en Educación Matemática. Para hacerlo, presentamos el recorte de una investigación de maestría en la que se examinó y desarrolló la propuesta. Se ha encontrado que dicho dispositivo permite el procesamiento de datos irreproducibles y un rico análisis interpretativo, ya que advierte sobre los detalles, minucias, pistas que se encuentran entre lo no observable. El análisis y la interpretación están constituidos por pistas, pruebas y argumentos por los cuales es posible rastrear una realidad aparentemente opaca. Se concluye que el Paradigma Indicativo aporta muchas contribuciones a este campo de investigación, ya que nos permite ingresar al universo de hechos, símbolos y significados que involucran la Educación Matemática, que está cargada de factores complejos y dinámicos, pero que ciertamente se entrelazan. en un momento dado y puede explicar en profundidad los problemas que lo rodean.The study under focus approaches the Indiciary Paradigm systematized by Carlo Ginzburg, as a procedure for examining data in qualitative research in Mathematics Education. For this purpose, the research focus of a master degree research is presented, in which the proposal was examined and developed. It was verified that such a procedure allows for the treatment of non-reproducible data and an interpretative and rich analysis, because it raises awareness concerning details, minutiae, clues that are between the lines of what is not observable. Analysis and interpretation are constituted through the clues, indications and arguments, by means of which it is possible to reassemble an apparently opaque reality. The conclusion is that the Indiciary Paradigm brings much contribution to this field of research, as it allows entrance into the universe of facts, symbols and meanings that involve Mathematics Education, which is loaded with complex and dynamic factors, which, however are certainly intertwined at certain moments, and may explain with more depth the problems that involve it.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão da literatura.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/485810.26568/2359-2087.2020.4858EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 7 n. 17 (2020); 1298-13142359-20872359-208710.26568/educa.v7i17reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4858/3756Copyright (c) 2020 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Patrícia Ferreira dosCosta, Váldina Gonçalves da2021-01-07T02:10:13Zoai:periodicos.unir.br:article/4858Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2021-01-07T02:10:13Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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O estudo em tela tem como objetivo apresentar o Paradigma Indiciário, sistematizado por Carlo Ginzburg, como dispositivo de análise de dados nas pesquisas qualitativas em Educação Matemática. Para tanto, apresenta-se o recorte de uma pesquisa de mestrado em que tal proposta foi desenvolvida. Verificou-se que tal dispositivo permite o tratamento de dados irreprodutíveis e uma análise interpretativa rica, isso porque alerta sobre os detalhes, minúcias, pistas que estão nas entrelinhas do que não é observável. A análise e interpretação constituem-se através de pistas, indícios e argumentos, por meio dos quais é possível remontar uma realidade aparentemente opaca. Conclui-se que o Paradigma Indiciário traz muitas contribuições para esse campo de pesquisa, pois permite adentrar o universo dos fatos, símbolos e significados que envolvem a Educação Matemática, o qual é carregado de fatores complexos e dinâmicos, mas que certamente se entrelaçam em determinado momento e podem explicar com profundidade problemas que o envolvem. |
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