A inclusão de pessoas idosas com deficiência visual na difusão científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Teles
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Piassi, Luis Paulo Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4531
Resumo: No Brasil, o acesso à ciência é segmentado de acordo com o gênero, raça, classe, faixa etária, etnia e impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais das pessoas. Logo, as pessoas idosas cegas ou com baixa visão conseguem participar do processo de difusão científica? O presente trabalho visa refletir acerca da inclusão de pessoas idosas com deficiência visual nas intervenções de difusão científica do projeto Banca da Ciência (USP), uma vez que o processo de envelhecimento da população brasileira vem sendo enfatizado. A reprodução se caracterizou sob a linha pesquisa participante e a análise dos dados teve referência no Construcionismo Social. Constatamos que o as pessoas idosas com deficiência visual conseguem participar do processo de difusão científica, todavia, é preciso que as barreiras de acesso às práticas e ao conhecimento científico sejam eliminadas para que elas tenham plena e efetiva participação em igualdade de condições com as demais pessoas. Um método positivo para a inclusão é a didática multissensorial, uma vez que se utiliza todos os sentidos que uma pessoa possui relacionando-os de modo a formar conhecimento multissensoriais completos e significativos.
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spelling A inclusão de pessoas idosas com deficiência visual na difusão científicaLa inclusión de personas mayores con discapacidad visual en la difusión científicaThe inclusion of visually impaired elderly people in scientific diffusionInclusão. Pessoas idosas. Deficiência visual. Difusão Científica. Didática multissensorial.370 - EducaçãoInclusión. Personas mayores. Discapacidad visual. Difusión científica. Didáctica multisensorial.No Brasil, o acesso à ciência é segmentado de acordo com o gênero, raça, classe, faixa etária, etnia e impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais das pessoas. Logo, as pessoas idosas cegas ou com baixa visão conseguem participar do processo de difusão científica? O presente trabalho visa refletir acerca da inclusão de pessoas idosas com deficiência visual nas intervenções de difusão científica do projeto Banca da Ciência (USP), uma vez que o processo de envelhecimento da população brasileira vem sendo enfatizado. A reprodução se caracterizou sob a linha pesquisa participante e a análise dos dados teve referência no Construcionismo Social. Constatamos que o as pessoas idosas com deficiência visual conseguem participar do processo de difusão científica, todavia, é preciso que as barreiras de acesso às práticas e ao conhecimento científico sejam eliminadas para que elas tenham plena e efetiva participação em igualdade de condições com as demais pessoas. Um método positivo para a inclusão é a didática multissensorial, uma vez que se utiliza todos os sentidos que uma pessoa possui relacionando-os de modo a formar conhecimento multissensoriais completos e significativos.En Brasil, el acceso a la ciencia está segmentado según el género, la raza, la clase, la edad, el origen étnico y los impedimentos físicos, mentales, intelectuales o sensoriales de las personas. Entonces, ¿pueden las personas mayores ciegas o con baja visión participar en el proceso de difusión científica? El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la inclusión de las personas mayores con discapacidad visual en las intervenciones de divulgación científica del proyecto Banca da Ciência (USP), ya que se ha enfatizado el proceso de envejecimiento de la población brasileña. La reproducción se caracterizó bajo la línea de investigación participante y el análisis de datos tuvo referencia en el construccionismo social. Observamos que las personas mayores con discapacidad visual pueden participar en el proceso de difusión científica, sin embargo, las barreras para acceder a las prácticas y el conocimiento científico deben eliminarse para que puedan participar de manera plena y efectiva en igualdad de condiciones con otras personas. Un método positivo para la inclusión es la didáctica multisensorial, ya que utiliza todos los sentidos que una persona tiene para relacionarlos para formar un conocimiento multisensorial completo y significativo.In Brazil, access to science is segmented according to gender, race, class, age, ethnicity and physical impediments, mental, intellectual or sensory of people. Thus, can blind elderly people or with low vision participate in the process of scientific diffusion? This paper aims to reflect on the inclusion of elderly people with visual impairment in the scientific dissemination interventions of the Stand of Science (USP) project, since the aging process of the Brazilian population has been emphasized. The reproduction was characterized under the participant research line and the data analysis had reference in Social Constructionism. We found that the visually impaired elderly can participate in the process of scientific diffusion, however, it is necessary that barriers to access practices and scientific knowledge are eliminated so that they participate fully and effectively on equal terms with others. A positive method for inclusion is multisensory didactics because it uses all the senses that a person has in relating them to form complete and meaningful multisensory knowledge.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa ParticipanteInclusion. Elderly people. Visual impairment. Scientific diffusion. Multisensory didactics.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/453110.26568/2359-2087.2019.4531EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 299-3232359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4531/3106Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renata TelesPiassi, Luis Paulo Carvalho2020-06-24T21:20:41Zoai:periodicos.unir.br:article/4531Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:41Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
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