Baixo rendimento na disciplina de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2129 |
Resumo: | Investigou-se o baixo rendimento acadêmico dos alunos do curso de Engenharia de Pesca na disciplina de Matemática. Os alunos foram questionados sobre suas dificuldades no processo de aprendizagem em Matemática. Os estudantes do ensino médio tiveram mais dificuldades em Matemática do que os estudantes do ensino fundamental, a maioria deles não tinha afinidade com a disciplina. Uma vez que o desinteresse foi o principal problema do insucesso do processo de ensino aprendizagem. Boa parte dos acadêmicos admitiram que não estavam aptos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), porque não haviam definido suas profissões. Houve relação entre os alunos que foram mal no ENEM e os que reprovaram em Matemática. Os estudantes que tiveram baixas notas no ENEM reprovaram em Matemática e/ou desistiram do curso de Engenharia de Pesca. Os acadêmicos que permaneceram no curso tiveram que superar e compensar a lacuna deixada pela educação básica. Visto isso, as consequências de um ensino mal desenvolvido causaram dificuldades no aprendizado de outros conteúdos específicos, criou inseguranças em relação à Matemática, levou à desistência ou mudança de curso e repúdio em relação à Matemática. Portanto, a deficiência em conhecimentos matemáticos causou reprovação e desistência, consequentemente provocou a subutilização dos recursos investidos na estrutura de espaço físico e recursos humanos. |
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Baixo rendimento na disciplina de matemáticaPoco rendimento en la disciplina de matemáticaEducação. Precarização. Matemática.370 EDUCAÇÃOEducación. Precarización. Universidad Federal de Rondônia.Investigou-se o baixo rendimento acadêmico dos alunos do curso de Engenharia de Pesca na disciplina de Matemática. Os alunos foram questionados sobre suas dificuldades no processo de aprendizagem em Matemática. Os estudantes do ensino médio tiveram mais dificuldades em Matemática do que os estudantes do ensino fundamental, a maioria deles não tinha afinidade com a disciplina. Uma vez que o desinteresse foi o principal problema do insucesso do processo de ensino aprendizagem. Boa parte dos acadêmicos admitiram que não estavam aptos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), porque não haviam definido suas profissões. Houve relação entre os alunos que foram mal no ENEM e os que reprovaram em Matemática. Os estudantes que tiveram baixas notas no ENEM reprovaram em Matemática e/ou desistiram do curso de Engenharia de Pesca. Os acadêmicos que permaneceram no curso tiveram que superar e compensar a lacuna deixada pela educação básica. Visto isso, as consequências de um ensino mal desenvolvido causaram dificuldades no aprendizado de outros conteúdos específicos, criou inseguranças em relação à Matemática, levou à desistência ou mudança de curso e repúdio em relação à Matemática. Portanto, a deficiência em conhecimentos matemáticos causou reprovação e desistência, consequentemente provocou a subutilização dos recursos investidos na estrutura de espaço físico e recursos humanos. Se investigó el bajo rendimiento académico de los alumnos del curso de Ingeniería de Pesca en la disciplina de Matemáticas. Los alumnos fueron cuestionados sobre sus dificultades en el proceso de aprendizaje en Matemáticas. Los estudiantes de enseñanza media tuvieron más dificultades en matemáticas que los estudiantes de enseñanza primaria, la mayoría de ellos no tenían afinidad con la disciplina. Una vez que el desinterés fue el principal problema del fracaso del proceso de enseñanza aprendizaje. Buena parte de los académicos admitieron que no estaban aptos para el ENEM (Examen Nacional de la Enseñanza Media), porque no habían definido sus profesiones. Hubo relación entre los alumnos que fueron mal en el ENEM y los que reprobaron en Matemáticas. Los estudiantes que tuvieron bajas notas en el ENEM reprobaron en Matemáticas y / o desistieron del curso de Ingeniería de Pesca. Los académicos que permanecieron en el curso tuvieron que superar y compensar la brecha dejada por la educación básica. En este sentido, las consecuencias de una enseñanza mal desarrollada causaron dificultad en el aprendizaje de otros contenidos específicos, creó inseguridades en relación a las matemáticas, llevó a la desistencia o cambio de curso y repudio en relación a las matemáticas. Por lo tanto, la deficiencia en conocimientos matemáticos causó reprobación y desistimiento, consecuentemente provocó la infrautilización de los recursos invertidos en la estructura de espacio físico y recursos humanos.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/212910.26568/2359-2087.2017.2129EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 98-1132359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2129/2143Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas Filho, Jerônimo Vieira2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2129Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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