A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6681 |
Resumo: | O presente artigo apresenta as ações que foram adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) no ano de 2021, visto que o cenário epidemiológico no Estado não foi favorável ao retorno das aulas presenciais nas escolas públicas. O estudo tem como objetivo analisar as orientações quanto ao reordenamento do ano letivo de 2021 e suas implicações para o processo educativo no Estado do Pará. A abordagem da pesquisa tem enfoque qualitativo, considerando as bases da Pedagogia Histórico Crítica, desenvolvida por meio da análise documental da Resolução n° 20 de 18 de janeiro de 2021 emitida pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Memorando Circular 12/2021 emitido pela Secretaria de Educação do Pará em 23/04/2021. Concluímos afirmando que a reorganização para o ano letivo de 2021 no retorno às aulas presenciais no segundo semestre é urgente e indispensável para assegurar o direito à educação de todas as crianças e jovens no Pará, desde que seja retomado com segurança, condições sanitárias das escolas e vacina para todos. |
id |
UNIR-3_ef3cade5f6e49a0be79d05d06d45b718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6681 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021Education in Pará in the Covid-19 pandemic: challenges and possibilities for the year 2021Educación en Pará en la pandemia Covid-19: desafíos y posibilidades para el año 2021Reordenamento do ano letivo. Educação Básica. Pandemia.EducaçãoReorganization of the academic year. Basic education. Pandemic.Reorganización del curso académico. Educación básica. Pandemia.O presente artigo apresenta as ações que foram adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) no ano de 2021, visto que o cenário epidemiológico no Estado não foi favorável ao retorno das aulas presenciais nas escolas públicas. O estudo tem como objetivo analisar as orientações quanto ao reordenamento do ano letivo de 2021 e suas implicações para o processo educativo no Estado do Pará. A abordagem da pesquisa tem enfoque qualitativo, considerando as bases da Pedagogia Histórico Crítica, desenvolvida por meio da análise documental da Resolução n° 20 de 18 de janeiro de 2021 emitida pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Memorando Circular 12/2021 emitido pela Secretaria de Educação do Pará em 23/04/2021. Concluímos afirmando que a reorganização para o ano letivo de 2021 no retorno às aulas presenciais no segundo semestre é urgente e indispensável para assegurar o direito à educação de todas as crianças e jovens no Pará, desde que seja retomado com segurança, condições sanitárias das escolas e vacina para todos.Este artículo expone las acciones que fueron adoptadas por la Secretaría de Educación del Estado de Pará (SEDUC / PA) en 2021, ya que el escenario epidemiológico en el Estado no era favorable al regreso de las aulas en las escuelas públicas. El estudio tiene como objetivo analizar los lineamientos sobre la reorganización del año escolar 2021 y sus implicaciones para el proceso educativo. El enfoque de investigación tiene un enfoque cualitativo, considerando las bases de la Pedagogía Histórico-Crítica, desarrollado a través del análisis documental de la Resolución No. 20 del 18 de enero de 2021, emitida por el Consejo Estatal de Educación (CEE), y mediante Memorando Circular 12/2021. , emitido por la SEDUC / PA el 23 de abril de 2021. Concluimos que la reorganización para el año escolar en el retorno a las clases presenciales en el segundo semestre es urgente e indispensable para garantizar el derecho a la educación de los niños, jóvenes y adultos, siempre que resumirse de forma segura, con condiciones sanitarias adecuadas en las escuelas y con vacuna para todos.This article exposes the actions that were adopted by the State Department of Education of Pará (SEDUC/PA) in 2021, as the epidemiological scenario in the State was not favorable to the return of classrooms in public schools. The study aims to analyze the guidelines regarding the reorganization of the 2021 school year and its implications for the educational process. The research approach has a qualitative focus, considering the bases of Historical-Critical Pedagogy, developed through document analysis of Resolution No. 20 of January 18, 2021, issued by the State Council of Education (EEC), and by Memorandum Circular 12/2021 , issued by SEDUC/PA on April 23, 2021. We conclude that the reorganization for the school year in the return to classroom classes in the second semester is urgent and indispensable to ensure the right to education of children, youth and adults, provided that be summarized safely, with adequate sanitary conditions in schools and with vaccine for everyone.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/668110.26568/2359-2087.2022.6681EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-192359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6681/4349Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ney Cristina Monteiro deCorrêa, Izete Magno2022-01-28T01:29:10Zoai:periodicos.unir.br:article/6681Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-28T01:29:10Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 Education in Pará in the Covid-19 pandemic: challenges and possibilities for the year 2021 Educación en Pará en la pandemia Covid-19: desafíos y posibilidades para el año 2021 |
title |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 |
spellingShingle |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 Oliveira, Ney Cristina Monteiro de Reordenamento do ano letivo. Educação Básica. Pandemia. Educação Reorganization of the academic year. Basic education. Pandemic. Reorganización del curso académico. Educación básica. Pandemia. |
title_short |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 |
title_full |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 |
title_fullStr |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 |
title_full_unstemmed |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 |
title_sort |
A Educação paraense na pandemia da Covid -19: desafios e Possibilidades para o ano de 2021 |
author |
Oliveira, Ney Cristina Monteiro de |
author_facet |
Oliveira, Ney Cristina Monteiro de Corrêa, Izete Magno |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Izete Magno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ney Cristina Monteiro de Corrêa, Izete Magno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reordenamento do ano letivo. Educação Básica. Pandemia. Educação Reorganization of the academic year. Basic education. Pandemic. Reorganización del curso académico. Educación básica. Pandemia. |
topic |
Reordenamento do ano letivo. Educação Básica. Pandemia. Educação Reorganization of the academic year. Basic education. Pandemic. Reorganización del curso académico. Educación básica. Pandemia. |
description |
O presente artigo apresenta as ações que foram adotadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) no ano de 2021, visto que o cenário epidemiológico no Estado não foi favorável ao retorno das aulas presenciais nas escolas públicas. O estudo tem como objetivo analisar as orientações quanto ao reordenamento do ano letivo de 2021 e suas implicações para o processo educativo no Estado do Pará. A abordagem da pesquisa tem enfoque qualitativo, considerando as bases da Pedagogia Histórico Crítica, desenvolvida por meio da análise documental da Resolução n° 20 de 18 de janeiro de 2021 emitida pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Memorando Circular 12/2021 emitido pela Secretaria de Educação do Pará em 23/04/2021. Concluímos afirmando que a reorganização para o ano letivo de 2021 no retorno às aulas presenciais no segundo semestre é urgente e indispensável para assegurar o direito à educação de todas as crianças e jovens no Pará, desde que seja retomado com segurança, condições sanitárias das escolas e vacina para todos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6681 10.26568/2359-2087.2022.6681 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6681 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6681/4349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-19 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543569125376 |