Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. |
id |
UNIR-3_f65f1cf50ced001d9f9ac0e07be5e7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/6541 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental IISex, gender, and sexual diversity in history and science Textbooks of the final years of elementary school Sexo, género y diversidad sexual en los libros de historia y Ciencia de educación primaria IILivro didáticoGêneroDiversidade sexualEducação básica370Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. Se trata de una investigación bibliográfico-documental sobre el abordaje de las categorías sexo, género y diversidad sexual en los libros de texto de Ciencias e Historia de los grados finales de la Escuela Primaria II. La investigación bibliográfica se basó en búsquedas en las bases de datos SciELO y BDTD, mientras que la investigación documental tuvo como objeto los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) en las áreas de Ciencias Naturales e Historia - cuarto ciclo y libros de texto. El material analizado forma parte de la colección “Araribá Mais”, publicado en 2018 por Editora Moderna, y fue trabajado desde el análisis de contenido en una modalidad categórico-temática. Como resultado, se encontró que la categoría género está algo presente en el libro de Historia, que se acerca al entendimiento producido durante la segunda ola del movimiento feminista, y que en el libro de Ciencia todo se reduce a la categoría sexo. De igual manera se observa que, aun reconociendo que la sexualidad no se reduce a la dimensión anatómica y fisiológica - como claramente recomiendan los PNC de ambas áreas en discusión - los libros optan por un enfoque mesurado que, al final, favorece el tratamiento aligeramiento de los temas con miras a su eliminación de los planes de estudio escolares. This is a bibliographic-documentary research on the approach of the categories sex, gender, and sexual diversity in Science and History textbooks of the final years of Elementary School. The bibliographic research was based on searches in the SciELO and BDTD databases, while the documentary research focused on the National Curriculum Parameters (PCN) in the areas of Natural Sciences and History – fourth schooling cycle – and on the textbooks. The analyzed material is part of the “Araribá Mais” collection, published in 2018 by Editora Moderna, and its content was analyzed in the theme/category-based modality. As a result, it was observed that the category gender is somewhat present in the History book – being approached similarly to the understanding generated by the second-wave feminist movement – and, in the Science book, the approach is reduced to the category sex. It is similarly observed that, even though the books recognize sexuality is not limited to the anatomical and physiological dimensions – as is clearly recommended by the PCN of both areas under discussion – they opt for a moderate approach that ends up favoring a hasty treatment of such themes, moving towards their elimination from school curricula. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfico-documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/654110.26568/2359-2087.2022.6541EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541/320Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Geovanna PereiraMárques, Fernanda Telles2023-01-21T17:14:22Zoai:periodicos.unir.br:article/6541Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-21T17:14:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II Sex, gender, and sexual diversity in history and science Textbooks of the final years of elementary school Sexo, género y diversidad sexual en los libros de historia y Ciencia de educación primaria II |
title |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II |
spellingShingle |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II Rodrigues, Geovanna Pereira Livro didático Gênero Diversidade sexual Educação básica 370 |
title_short |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II |
title_full |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II |
title_fullStr |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II |
title_sort |
Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II |
author |
Rodrigues, Geovanna Pereira |
author_facet |
Rodrigues, Geovanna Pereira Márques, Fernanda Telles |
author_role |
author |
author2 |
Márques, Fernanda Telles |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Geovanna Pereira Márques, Fernanda Telles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Gênero Diversidade sexual Educação básica 370 |
topic |
Livro didático Gênero Diversidade sexual Educação básica 370 |
description |
Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa bibliográfico-documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541 10.26568/2359-2087.2022.6541 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2022.6541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541/320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-23 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v9i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541476167680 |