Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191 |
Resumo: | Este trabalho elege como objeto de pesquisa a implantação da educação de Vilhena, Rondônia, no momento acentuado de migração/colonização da localidade. Delimitou-se como período de estudo historiográfico os anos de 1960 a 1980 momento este, em que ocorreu no município um acelerado movimento de migração. Neste sentido, este artigo, direciona seu olhar para o estudo da primeira Instituição Escolar “Wilson Camargo”. A metodologia do trabalho parte da perspectiva da História Oral, assim como análise de fontes historiográficas. Espera-se com esta investigação, contribuir para com a História da Educação regional e nacional, inserida num contexto macro da História da Educação Brasileira no que se refere às questões dos processos educacionais ocorridos concomitantemente aos movimentos migratórios de colonização dos chamados “espaços vazios” do território nacional, qual objetivava integrar a Amazônia à economia Nacional. |
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Vestígios da história da educação de Vilhena-RO: revisitando a primeira instituição escolar “Wilson Camargo” (1960-1980)História da Educação. Instituição Escolar. Colonização. Vilhena-RO.Educação Este trabalho elege como objeto de pesquisa a implantação da educação de Vilhena, Rondônia, no momento acentuado de migração/colonização da localidade. Delimitou-se como período de estudo historiográfico os anos de 1960 a 1980 momento este, em que ocorreu no município um acelerado movimento de migração. Neste sentido, este artigo, direciona seu olhar para o estudo da primeira Instituição Escolar “Wilson Camargo”. A metodologia do trabalho parte da perspectiva da História Oral, assim como análise de fontes historiográficas. Espera-se com esta investigação, contribuir para com a História da Educação regional e nacional, inserida num contexto macro da História da Educação Brasileira no que se refere às questões dos processos educacionais ocorridos concomitantemente aos movimentos migratórios de colonização dos chamados “espaços vazios” do território nacional, qual objetivava integrar a Amazônia à economia Nacional.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/119110.26568/2359-2087.2014.1191EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 52-692359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1191/1272Rohden, Josiane BroloMartins, Helen Arantesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1191Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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