BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Ricardo de Mattos Russo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bezerra, Ariane Cristine de Oliveira, Silva, Érica Barcelos, Boto, Priscila Costa, Januário, Alessandra, Santos, Jéssica Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1472
Resumo: Objetivo: analisar o perfil do estresse relacionado ao trabalho em professores atuantes na área de Ciências da Saúde. Métodos: estudo observacional, do tipo transversal, tendo como população alvo os professores da área de Ciências da Saúde. A amostra foi constituída por 80 professores que trabalhavam em duas Universidades da Região da Baixada Fluminense, RJ. O modelo foi analisado com base na criação de um banco de dados informatizados. Resultados: os dados analisados revelam que as mulheres casadas obtiveram um elevado grau de comprometimento das dimensões da Síndrome; que quanto maior a jornada semanal de trabalho, maior a frequência das alterações decorrentes da Síndrome de Burnout, e que quanto maior a frequência semanal de atividades físicas, menor a probabilidade de apresentação do fenômeno. Conclusão: o presente estudou possibilitou destacar as reações físicas, psicológicas e sociais relacionadas com a exposição crônica ao estresse laboral contínuo. Descritores: Esgotamento profissional; Saúde do trabalhador; Docentes.
id UNIRIO-2_1112136d62c24d32439d520265630803
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1472
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJEsgotamento profissionalSaúde do trabalhadorDocentes.Objetivo: analisar o perfil do estresse relacionado ao trabalho em professores atuantes na área de Ciências da Saúde. Métodos: estudo observacional, do tipo transversal, tendo como população alvo os professores da área de Ciências da Saúde. A amostra foi constituída por 80 professores que trabalhavam em duas Universidades da Região da Baixada Fluminense, RJ. O modelo foi analisado com base na criação de um banco de dados informatizados. Resultados: os dados analisados revelam que as mulheres casadas obtiveram um elevado grau de comprometimento das dimensões da Síndrome; que quanto maior a jornada semanal de trabalho, maior a frequência das alterações decorrentes da Síndrome de Burnout, e que quanto maior a frequência semanal de atividades físicas, menor a probabilidade de apresentação do fenômeno. Conclusão: o presente estudou possibilitou destacar as reações físicas, psicológicas e sociais relacionadas com a exposição crônica ao estresse laboral contínuo. Descritores: Esgotamento profissional; Saúde do trabalhador; Docentes.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEstudo Transversalapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/147210.9789/2175-5361.2011.v3i4.2329-2337Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 4 (2011); 2329-2337Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 4 (2011); 2329-2337Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 4 (2011); 2329-23372175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1472/pdf_446Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael, Ricardo de Mattos RussoBezerra, Ariane Cristine de OliveiraSilva, Érica BarcelosBoto, Priscila CostaJanuário, AlessandraSantos, Jéssica Oliveira2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1472Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
title BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
spellingShingle BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
Rafael, Ricardo de Mattos Russo
Esgotamento profissional
Saúde do trabalhador
Docentes.
title_short BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
title_full BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
title_fullStr BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
title_full_unstemmed BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
title_sort BURNOUT SYNDROME: PROFILE OF ESTRESS IN TEACHERS WORKING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS OF THE BAIXADA FLUMINENSE, RJ
author Rafael, Ricardo de Mattos Russo
author_facet Rafael, Ricardo de Mattos Russo
Bezerra, Ariane Cristine de Oliveira
Silva, Érica Barcelos
Boto, Priscila Costa
Januário, Alessandra
Santos, Jéssica Oliveira
author_role author
author2 Bezerra, Ariane Cristine de Oliveira
Silva, Érica Barcelos
Boto, Priscila Costa
Januário, Alessandra
Santos, Jéssica Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Ricardo de Mattos Russo
Bezerra, Ariane Cristine de Oliveira
Silva, Érica Barcelos
Boto, Priscila Costa
Januário, Alessandra
Santos, Jéssica Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento profissional
Saúde do trabalhador
Docentes.
topic Esgotamento profissional
Saúde do trabalhador
Docentes.
description Objetivo: analisar o perfil do estresse relacionado ao trabalho em professores atuantes na área de Ciências da Saúde. Métodos: estudo observacional, do tipo transversal, tendo como população alvo os professores da área de Ciências da Saúde. A amostra foi constituída por 80 professores que trabalhavam em duas Universidades da Região da Baixada Fluminense, RJ. O modelo foi analisado com base na criação de um banco de dados informatizados. Resultados: os dados analisados revelam que as mulheres casadas obtiveram um elevado grau de comprometimento das dimensões da Síndrome; que quanto maior a jornada semanal de trabalho, maior a frequência das alterações decorrentes da Síndrome de Burnout, e que quanto maior a frequência semanal de atividades físicas, menor a probabilidade de apresentação do fenômeno. Conclusão: o presente estudou possibilitou destacar as reações físicas, psicológicas e sociais relacionadas com a exposição crônica ao estresse laboral contínuo. Descritores: Esgotamento profissional; Saúde do trabalhador; Docentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Estudo Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1472
10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2329-2337
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1472
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2329-2337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1472/pdf_446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 4 (2011); 2329-2337
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 4 (2011); 2329-2337
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 4 (2011); 2329-2337
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218875967569920