TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587 |
Resumo: | Objetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional. |
id |
UNIRIO-2_1ca3eef048d443544fddee42c819b0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/587 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANEHistória da EnfermagemEscolas de EnfermagemEnsino de EnfermagemObjetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/58710.9789/2175-5361.2010.v2i2.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 2 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 2 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 2 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587/pdf_21Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrijo, Alessandra RosaOguisso, TakaSouza Campos, Paulo Fernando2024-01-12T14:08:09Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/587Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:09Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
title |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
spellingShingle |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE Carrijo, Alessandra Rosa História da Enfermagem Escolas de Enfermagem Ensino de Enfermagem |
title_short |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
title_full |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
title_fullStr |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
title_full_unstemmed |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
title_sort |
TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE |
author |
Carrijo, Alessandra Rosa |
author_facet |
Carrijo, Alessandra Rosa Oguisso, Taka Souza Campos, Paulo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Oguisso, Taka Souza Campos, Paulo Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrijo, Alessandra Rosa Oguisso, Taka Souza Campos, Paulo Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Enfermagem Escolas de Enfermagem Ensino de Enfermagem |
topic |
História da Enfermagem Escolas de Enfermagem Ensino de Enfermagem |
description |
Objetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587 10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%p |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587/pdf_21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 2 (2010) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 2 (2010) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 2 (2010) 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218873251758080 |