TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrijo, Alessandra Rosa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oguisso, Taka, Souza Campos, Paulo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587
Resumo: Objetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.
id UNIRIO-2_1ca3eef048d443544fddee42c819b0bc
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/587
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANEHistória da EnfermagemEscolas de EnfermagemEnsino de EnfermagemObjetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/58710.9789/2175-5361.2010.v2i2.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 2 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 2 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 2 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587/pdf_21Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrijo, Alessandra RosaOguisso, TakaSouza Campos, Paulo Fernando2024-01-12T14:08:09Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/587Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:09Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
title TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
spellingShingle TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
Carrijo, Alessandra Rosa
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Ensino de Enfermagem
title_short TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
title_full TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
title_fullStr TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
title_full_unstemmed TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
title_sort TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE
author Carrijo, Alessandra Rosa
author_facet Carrijo, Alessandra Rosa
Oguisso, Taka
Souza Campos, Paulo Fernando
author_role author
author2 Oguisso, Taka
Souza Campos, Paulo Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrijo, Alessandra Rosa
Oguisso, Taka
Souza Campos, Paulo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Ensino de Enfermagem
topic História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Ensino de Enfermagem
description Objetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587
10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%p
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587/pdf_21
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 2 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 2 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 2 (2010)
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218873251758080