Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513 |
Resumo: | Objetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde. |
id |
UNIRIO-2_5b983db31ea57d0d30476c224b3bc7db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/6513 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeirosEducação ContinuadaEnfermagemAdministração de Serviços de SaúdeEducação ContinuadaEnfermagemAdministração de Serviços de SaúdeObjetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/651310.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 1 (2019); 129-134Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 129-134Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 1 (2019); 129-1342175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, Luciana TeixeiraSeixas, Clarissa TerenziCastro, Edna Aparecida Barbosa deFriedrich, Denise Barbosa de Castro2019-01-04T11:05:43Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6513Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-01-04T11:05:43Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
title |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
spellingShingle |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros Rossetti, Luciana Teixeira Educação Continuada Enfermagem Administração de Serviços de Saúde Educação Continuada Enfermagem Administração de Serviços de Saúde |
title_short |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
title_full |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
title_fullStr |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
title_sort |
Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros |
author |
Rossetti, Luciana Teixeira |
author_facet |
Rossetti, Luciana Teixeira Seixas, Clarissa Terenzi Castro, Edna Aparecida Barbosa de Friedrich, Denise Barbosa de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Seixas, Clarissa Terenzi Castro, Edna Aparecida Barbosa de Friedrich, Denise Barbosa de Castro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetti, Luciana Teixeira Seixas, Clarissa Terenzi Castro, Edna Aparecida Barbosa de Friedrich, Denise Barbosa de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada Enfermagem Administração de Serviços de Saúde Educação Continuada Enfermagem Administração de Serviços de Saúde |
topic |
Educação Continuada Enfermagem Administração de Serviços de Saúde Educação Continuada Enfermagem Administração de Serviços de Saúde |
description |
Objetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513 10.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 1 (2019); 129-134 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 129-134 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 1 (2019); 129-134 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218882511732736 |