Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetti, Luciana Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Seixas, Clarissa Terenzi, Castro, Edna Aparecida Barbosa de, Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513
Resumo: Objetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde.
id UNIRIO-2_5b983db31ea57d0d30476c224b3bc7db
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/6513
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeirosEducação ContinuadaEnfermagemAdministração de Serviços de SaúdeEducação ContinuadaEnfermagemAdministração de Serviços de SaúdeObjetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/651310.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 1 (2019); 129-134Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 129-134Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 1 (2019); 129-1342175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossetti, Luciana TeixeiraSeixas, Clarissa TerenziCastro, Edna Aparecida Barbosa deFriedrich, Denise Barbosa de Castro2019-01-04T11:05:43Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/6513Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2019-01-04T11:05:43Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
title Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
spellingShingle Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
Rossetti, Luciana Teixeira
Educação Continuada
Enfermagem
Administração de Serviços de Saúde
Educação Continuada
Enfermagem
Administração de Serviços de Saúde
title_short Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
title_full Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
title_fullStr Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
title_full_unstemmed Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
title_sort Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros
author Rossetti, Luciana Teixeira
author_facet Rossetti, Luciana Teixeira
Seixas, Clarissa Terenzi
Castro, Edna Aparecida Barbosa de
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
author_role author
author2 Seixas, Clarissa Terenzi
Castro, Edna Aparecida Barbosa de
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetti, Luciana Teixeira
Seixas, Clarissa Terenzi
Castro, Edna Aparecida Barbosa de
Friedrich, Denise Barbosa de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Enfermagem
Administração de Serviços de Saúde
Educação Continuada
Enfermagem
Administração de Serviços de Saúde
topic Educação Continuada
Enfermagem
Administração de Serviços de Saúde
Educação Continuada
Enfermagem
Administração de Serviços de Saúde
description Objetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513
10.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 No. 1 (2019); 129-134
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 129-134
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 11 n. 1 (2019); 129-134
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218882511732736