Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kades Andrigue, Karen Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Trindade, Leticia de Lima, Amestoy, Simone Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534
Resumo: Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional.  Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education.
id UNIRIO-2_8578df85f788ecab3c31e25fec1a4b14
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5534
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeirosEnfermagemLiderançaEducação Continuada.Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional.  Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/553410.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 971-977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 971-977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 971-9772175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessKades Andrigue, Karen CristinaTrindade, Leticia de LimaAmestoy, Simone Coelho2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5534Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
title Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
spellingShingle Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
Kades Andrigue, Karen Cristina
Enfermagem
Liderança
Educação Continuada.
title_short Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
title_full Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
title_fullStr Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
title_full_unstemmed Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
title_sort Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
author Kades Andrigue, Karen Cristina
author_facet Kades Andrigue, Karen Cristina
Trindade, Leticia de Lima
Amestoy, Simone Coelho
author_role author
author2 Trindade, Leticia de Lima
Amestoy, Simone Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kades Andrigue, Karen Cristina
Trindade, Leticia de Lima
Amestoy, Simone Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Liderança
Educação Continuada.
topic Enfermagem
Liderança
Educação Continuada.
description Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional.  Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534
10.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 971-977
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 971-977
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 971-977
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881055260672