BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Karina Viana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará, Peres, Patrícia Lima Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478
Resumo: O estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem.
id UNIRIO-2_7a4dc3de12bad7295a5e2cfc5fc2811a
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1478
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZaleitamento maternopesquisa qualitativaenfermagemO estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresentrevista de campoapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/147810.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2309-2319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2309-2319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2309-23192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478/pdf_438Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Karina VianaRodrigues, Benedita Maria Rêgo DeusdaráPeres, Patrícia Lima Pereira2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1478Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
title BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
spellingShingle BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
Ribeiro, Karina Viana
aleitamento materno
pesquisa qualitativa
enfermagem
title_short BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
title_full BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
title_fullStr BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
title_full_unstemmed BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
title_sort BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
author Ribeiro, Karina Viana
author_facet Ribeiro, Karina Viana
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
Peres, Patrícia Lima Pereira
author_role author
author2 Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
Peres, Patrícia Lima Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Karina Viana
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará
Peres, Patrícia Lima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv aleitamento materno
pesquisa qualitativa
enfermagem
topic aleitamento materno
pesquisa qualitativa
enfermagem
description O estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478
10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478/pdf_438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2309-2319
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2309-2319
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2309-2319
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218875972812800