BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478 |
Resumo: | O estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem. |
id |
UNIRIO-2_7a4dc3de12bad7295a5e2cfc5fc2811a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1478 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZaleitamento maternopesquisa qualitativaenfermagemO estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresentrevista de campoapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/147810.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2309-2319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2309-2319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2309-23192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478/pdf_438Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Karina VianaRodrigues, Benedita Maria Rêgo DeusdaráPeres, Patrícia Lima Pereira2024-01-12T14:08:20Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1478Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:20Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
title |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
spellingShingle |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ Ribeiro, Karina Viana aleitamento materno pesquisa qualitativa enfermagem |
title_short |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
title_full |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
title_fullStr |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
title_full_unstemmed |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
title_sort |
BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ |
author |
Ribeiro, Karina Viana |
author_facet |
Ribeiro, Karina Viana Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará Peres, Patrícia Lima Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará Peres, Patrícia Lima Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Karina Viana Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará Peres, Patrícia Lima Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aleitamento materno pesquisa qualitativa enfermagem |
topic |
aleitamento materno pesquisa qualitativa enfermagem |
description |
O estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478 10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478/pdf_438 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 3 (2011); 2309-2319 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 3 (2011); 2309-2319 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 3 (2011); 2309-2319 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218875972812800 |