Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109 |
Resumo: | Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada. |
id |
UNIRIO-2_7a4f6a71ac3adc438d5296d6b43bc789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/7109 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeirosEducação em enfermagemenfermagem no consultórioeducação em saúdecompetência clínicadocentes de enfermagem.Educação em enfermagemenfermagem no consultórioeducação em saúdecompetência clínicadocentes de enfermagem.Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/710910.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 337-3442175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMessias, Claudia MariaRosas, Ann Mary Machado Tinoco FeitosaMenezes, Harlon França deValente, Geilsa Soraia Cavalcanti2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/7109Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
title |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
spellingShingle |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros Messias, Claudia Maria Educação em enfermagem enfermagem no consultório educação em saúde competência clínica docentes de enfermagem. Educação em enfermagem enfermagem no consultório educação em saúde competência clínica docentes de enfermagem. |
title_short |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
title_full |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
title_fullStr |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
title_sort |
Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros |
author |
Messias, Claudia Maria |
author_facet |
Messias, Claudia Maria Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Menezes, Harlon França de Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti |
author_role |
author |
author2 |
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Menezes, Harlon França de Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messias, Claudia Maria Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Menezes, Harlon França de Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem enfermagem no consultório educação em saúde competência clínica docentes de enfermagem. Educação em enfermagem enfermagem no consultório educação em saúde competência clínica docentes de enfermagem. |
topic |
Educação em enfermagem enfermagem no consultório educação em saúde competência clínica docentes de enfermagem. Educação em enfermagem enfermagem no consultório educação em saúde competência clínica docentes de enfermagem. |
description |
Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 337-344 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218883412459520 |