Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Claudia Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa, Menezes, Harlon França de, Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109
Resumo: Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada.
id UNIRIO-2_7a4f6a71ac3adc438d5296d6b43bc789
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/7109
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeirosEducação em enfermagemenfermagem no consultórioeducação em saúdecompetência clínicadocentes de enfermagem.Educação em enfermagemenfermagem no consultórioeducação em saúdecompetência clínicadocentes de enfermagem.Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de Campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/710910.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 337-3442175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMessias, Claudia MariaRosas, Ann Mary Machado Tinoco FeitosaMenezes, Harlon França deValente, Geilsa Soraia Cavalcanti2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/7109Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
title Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
spellingShingle Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
Messias, Claudia Maria
Educação em enfermagem
enfermagem no consultório
educação em saúde
competência clínica
docentes de enfermagem.
Educação em enfermagem
enfermagem no consultório
educação em saúde
competência clínica
docentes de enfermagem.
title_short Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
title_full Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
title_fullStr Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
title_full_unstemmed Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
title_sort Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros
author Messias, Claudia Maria
author_facet Messias, Claudia Maria
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Menezes, Harlon França de
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
author_role author
author2 Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Menezes, Harlon França de
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Claudia Maria
Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Menezes, Harlon França de
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
enfermagem no consultório
educação em saúde
competência clínica
docentes de enfermagem.
Educação em enfermagem
enfermagem no consultório
educação em saúde
competência clínica
docentes de enfermagem.
topic Educação em enfermagem
enfermagem no consultório
educação em saúde
competência clínica
docentes de enfermagem.
Educação em enfermagem
enfermagem no consultório
educação em saúde
competência clínica
docentes de enfermagem.
description Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 337-344
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 337-344
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218883412459520