KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Verônica Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas, Tanji, Suzelaine, Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648
Resumo: O presente artigo se propõe a apresentar e refletir sobre os espaços de construção do conhecimento e os processos avaliativos que surgiram na nova conformação curricular do Curso de Enfermagem do UNIFESO. Os espaços de construção do conhecimento são atividades, estratégias e cenários que se constituem em oportunidades de aprendizagem para estudantes e professores e incluem as sessões tutoriais, o estudo autodirigido, as conferências, as instrutorias nos laboratórios das ciências básicas e no laboratório de habilidades, além das atividades de integração ensino-trabalho-cidadania. Frente essa proposta pedagógica diferenciada, se implantou estratégias baseadas na avaliação formativa, como o portfólio.
id UNIRIO-2_7e21a3830e34217a6810689f664445be
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/648
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSEEnfermagemcurrículo integradoavaliação formativa.Ensino na SaúdeO presente artigo se propõe a apresentar e refletir sobre os espaços de construção do conhecimento e os processos avaliativos que surgiram na nova conformação curricular do Curso de Enfermagem do UNIFESO. Os espaços de construção do conhecimento são atividades, estratégias e cenários que se constituem em oportunidades de aprendizagem para estudantes e professores e incluem as sessões tutoriais, o estudo autodirigido, as conferências, as instrutorias nos laboratórios das ciências básicas e no laboratório de habilidades, além das atividades de integração ensino-trabalho-cidadania. Frente essa proposta pedagógica diferenciada, se implantou estratégias baseadas na avaliação formativa, como o portfólio. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/mswordapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/64810.9789/2175-5361.2010.v2i3.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 3 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 3 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 3 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648/697https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648/pdf_38Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Verônica Santosda Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro DantasTanji, SuzelaineMoreira, Carlos Otávio Fiúza2024-01-12T14:08:10Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/648Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:10Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
title KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
spellingShingle KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
Albuquerque, Verônica Santos
Enfermagem
currículo integrado
avaliação formativa.
Ensino na Saúde
title_short KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
title_full KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
title_fullStr KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
title_full_unstemmed KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
title_sort KNOWLEDGE CONSTRUCTION SPACES AND EVALUATION IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE
author Albuquerque, Verônica Santos
author_facet Albuquerque, Verônica Santos
da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Tanji, Suzelaine
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
author_role author
author2 da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Tanji, Suzelaine
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Verônica Santos
da Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas
Tanji, Suzelaine
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
currículo integrado
avaliação formativa.
Ensino na Saúde
topic Enfermagem
currículo integrado
avaliação formativa.
Ensino na Saúde
description O presente artigo se propõe a apresentar e refletir sobre os espaços de construção do conhecimento e os processos avaliativos que surgiram na nova conformação curricular do Curso de Enfermagem do UNIFESO. Os espaços de construção do conhecimento são atividades, estratégias e cenários que se constituem em oportunidades de aprendizagem para estudantes e professores e incluem as sessões tutoriais, o estudo autodirigido, as conferências, as instrutorias nos laboratórios das ciências básicas e no laboratório de habilidades, além das atividades de integração ensino-trabalho-cidadania. Frente essa proposta pedagógica diferenciada, se implantou estratégias baseadas na avaliação formativa, como o portfólio.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648
10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%p
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648/697
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/648/pdf_38
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 3 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 3 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 3 (2010)
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218873284263936