MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Verônica Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Campos, José Carlos Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226
Resumo: OBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.
id UNIRIO-2_dbd06b7643205f7699a5458eab3f289c
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1226
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIESEnfermagemSaúde MentalCurrículo Integrado.Ensino na SaúdeOBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/122610.9789/2175-5361.2010.v2i4.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 4 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 4 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 4 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226/pdf_261Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Verônica Santosde Campos, José Carlos Lima2024-01-12T14:08:17Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1226Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:17Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
title MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
spellingShingle MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
Albuquerque, Verônica Santos
Enfermagem
Saúde Mental
Currículo Integrado.
Ensino na Saúde
title_short MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
title_full MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
title_fullStr MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
title_full_unstemmed MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
title_sort MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
author Albuquerque, Verônica Santos
author_facet Albuquerque, Verônica Santos
de Campos, José Carlos Lima
author_role author
author2 de Campos, José Carlos Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Verônica Santos
de Campos, José Carlos Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde Mental
Currículo Integrado.
Ensino na Saúde
topic Enfermagem
Saúde Mental
Currículo Integrado.
Ensino na Saúde
description OBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226
10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%p
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226/pdf_261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 4 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 4 (2010)
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 4 (2010)
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1787894951271464960