MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226 |
Resumo: | OBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado. |
id |
UNIRIO-2_dbd06b7643205f7699a5458eab3f289c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1226 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIESEnfermagemSaúde MentalCurrículo Integrado.Ensino na SaúdeOBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/122610.9789/2175-5361.2010.v2i4.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 4 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 4 (2010)Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 4 (2010)2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226/pdf_261Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Verônica Santosde Campos, José Carlos Lima2024-01-12T14:08:17Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1226Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:17Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
title |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
spellingShingle |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES Albuquerque, Verônica Santos Enfermagem Saúde Mental Currículo Integrado. Ensino na Saúde |
title_short |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
title_full |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
title_fullStr |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
title_full_unstemmed |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
title_sort |
MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES |
author |
Albuquerque, Verônica Santos |
author_facet |
Albuquerque, Verônica Santos de Campos, José Carlos Lima |
author_role |
author |
author2 |
de Campos, José Carlos Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Verônica Santos de Campos, José Carlos Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Saúde Mental Currículo Integrado. Ensino na Saúde |
topic |
Enfermagem Saúde Mental Currículo Integrado. Ensino na Saúde |
description |
OBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226 10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%p |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226/pdf_261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 No. 4 (2010) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 2 Núm. 4 (2010) Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 2 n. 4 (2010) 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1787894951271464960 |