Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534 |
Resumo: | Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional. Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education. |
id |
UNIRIO-2_8578df85f788ecab3c31e25fec1a4b14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5534 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeirosEnfermagemLiderançaEducação Continuada.Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional. Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPesquisa qualitativa.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/553410.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 971-977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 971-977Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 971-9772175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessKades Andrigue, Karen CristinaTrindade, Leticia de LimaAmestoy, Simone Coelho2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5534Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
title |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
spellingShingle |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros Kades Andrigue, Karen Cristina Enfermagem Liderança Educação Continuada. |
title_short |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
title_full |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
title_fullStr |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
title_sort |
Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros |
author |
Kades Andrigue, Karen Cristina |
author_facet |
Kades Andrigue, Karen Cristina Trindade, Leticia de Lima Amestoy, Simone Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Leticia de Lima Amestoy, Simone Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kades Andrigue, Karen Cristina Trindade, Leticia de Lima Amestoy, Simone Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Liderança Educação Continuada. |
topic |
Enfermagem Liderança Educação Continuada. |
description |
Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional. Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 971-977 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 971-977 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 971-977 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881055260672 |