Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408 |
Resumo: | Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. |
id |
UNIRIO-2_8ba85f198a0852f02c2e712778ab4e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3408 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative reviewEnsinoAprendizagemEnfermagemEnfermagemObjetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão da literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/340810.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-41082175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Geilsa Soraia CavalcantiChicharo, Sandra Conceição RibeiroFlorêncio., Marlene VitorinoAlves., Sarah Zani Sampaio PiraciabaCortez., Elaine AntunesAndrade., Marilda2016-04-05T15:45:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3408Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-04-05T15:45:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
spellingShingle |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem |
title_short |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_full |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_fullStr |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_full_unstemmed |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_sort |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
author |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti |
author_facet |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda |
author_role |
author |
author2 |
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem |
topic |
Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem |
description |
Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Revisão da literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-4108 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218878844862464 |