Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro, Florêncio., Marlene Vitorino, Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba, Cortez., Elaine Antunes, Andrade., Marilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
DOI: 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
Resumo: Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. 
id UNIRIO-2_8ba85f198a0852f02c2e712778ab4e38
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3408
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
spelling Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative reviewEnsinoAprendizagemEnfermagemEnfermagemObjetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão da literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/340810.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-41082175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Geilsa Soraia CavalcantiChicharo, Sandra Conceição RibeiroFlorêncio., Marlene VitorinoAlves., Sarah Zani Sampaio PiraciabaCortez., Elaine AntunesAndrade., Marilda2016-04-05T15:45:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3408Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-04-05T15:45:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
spellingShingle Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
title_short Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_full Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_fullStr Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_full_unstemmed Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_sort Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
author Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
author_facet Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
author_role author
author2 Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
topic Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
description Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-4108
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1822181795333931008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108