Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408 |
Resumo: | Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. |
id |
UNIRIO-2_8ba85f198a0852f02c2e712778ab4e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3408 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
spelling |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative reviewEnsinoAprendizagemEnfermagemEnfermagemObjetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão da literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/340810.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-41082175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Geilsa Soraia CavalcantiChicharo, Sandra Conceição RibeiroFlorêncio., Marlene VitorinoAlves., Sarah Zani Sampaio PiraciabaCortez., Elaine AntunesAndrade., Marilda2016-04-05T15:45:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3408Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-04-05T15:45:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
spellingShingle |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem |
title_short |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_full |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_fullStr |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_full_unstemmed |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
title_sort |
Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review |
author |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti |
author_facet |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda |
author_role |
author |
author2 |
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro Florêncio., Marlene Vitorino Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba Cortez., Elaine Antunes Andrade., Marilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem |
topic |
Ensino Aprendizagem Enfermagem Enfermagem |
description |
Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Revisão da literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-4108 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1822181795333931008 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108 |