Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro, Florêncio., Marlene Vitorino, Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba, Cortez., Elaine Antunes, Andrade., Marilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
Resumo: Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. 
id UNIRIO-2_8ba85f198a0852f02c2e712778ab4e38
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3408
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative reviewEnsinoAprendizagemEnfermagemEnfermagemObjetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão da literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/340810.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-41082175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Geilsa Soraia CavalcantiChicharo, Sandra Conceição RibeiroFlorêncio., Marlene VitorinoAlves., Sarah Zani Sampaio PiraciabaCortez., Elaine AntunesAndrade., Marilda2016-04-05T15:45:46Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3408Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-04-05T15:45:46Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
spellingShingle Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
title_short Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_full Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_fullStr Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_full_unstemmed Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
title_sort Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review
author Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
author_facet Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
author_role author
author2 Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro
Florêncio., Marlene Vitorino
Alves., Sarah Zani Sampaio Piraciaba
Cortez., Elaine Antunes
Andrade., Marilda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
topic Ensino
Aprendizagem
Enfermagem
Enfermagem
description Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4099-4108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1841
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408/pdf_1842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 2 (2016); 4099-4108
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 2 (2016); 4099-4108
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 2 (2016); 4099-4108
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218878844862464