A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642 |
Resumo: | Objetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. |
id |
UNIRIO-2_e79058a2b4e37d2f1c509bcd2bc2679a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/2642 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management courseProcessos grupaisGerênciaEnfermagemEnsino.ENFERMAGEMObjetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2014-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresentrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/264210.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 312-319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 312-319Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 312-3192175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1063https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1064Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Geilsa Soraia CavalcantiFernandes, Natasha OteroBraga, André Luiz de SouzaFerreira, Deise de Souza2024-01-12T14:08:31Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/2642Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:31Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
title |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
spellingShingle |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Processos grupais Gerência Enfermagem Ensino. ENFERMAGEM |
title_short |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
title_full |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
title_fullStr |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
title_full_unstemmed |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
title_sort |
A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course |
author |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti |
author_facet |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Fernandes, Natasha Otero Braga, André Luiz de Souza Ferreira, Deise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Natasha Otero Braga, André Luiz de Souza Ferreira, Deise de Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti Fernandes, Natasha Otero Braga, André Luiz de Souza Ferreira, Deise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos grupais Gerência Enfermagem Ensino. ENFERMAGEM |
topic |
Processos grupais Gerência Enfermagem Ensino. ENFERMAGEM |
description |
Objetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642 10.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1063 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642/pdf_1064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 No. 1 (2014); 312-319 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 312-319 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 6 n. 1 (2014); 312-319 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218877920018432 |