DISCOURSE ABOUT HUMAN ANATOMY IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF NURSING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Sérgio da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dias, Suelen Lacerda, Henriques, Janine de Carvalho Freitas, Soares, Elizane Ferreira, Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1845
Resumo: Objetivos: Identificar a integração dos conhecimentos anatômicos aos semiotécnicos na formação universitária em enfermagem. Metodologia: O método utilizado foi qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada que contou com vinte e quatro estudantes de enfermagem de um Centro Universitário privado localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Resultados: Foram construídas três categorias que permitiu a discussão da Anatomia Humana no currículo de enfermagem; perceber os desafios e as potencialidades na integração dos conhecimentos morfológicos com os fundamentos de enfermagem, sobretudo nos módulos de prática profissional. Conclusão: A anatomia humana emerge no currículo de forma expressiva nos períodos iniciais da formação, isso dificulta a integração com os componentes semiotécnicos da enfermagem fundamental, entretanto o currículo integrado sobre a perspectiva da espiral construtivista se apresentou como um componente pedagógico potente para facilitar a integração entre as áreas. 
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