Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Sheila Esteves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moraes, Aluana, Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785
Resumo: Objetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”.  Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo.
id UNIRIO-2_e133925cc4921e8b3f62daa5f5d4bfbb
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/5785
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagemGestão em saúdeEducação baseada em competênciasCurrículoEducação em enfermagemObjetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”.  Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/578510.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1048-1054Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1048-1054Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1048-10542175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Sheila EstevesMoraes, AluanaGuariente, Maria Helena Dantas de Menezes2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5785Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
title Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
Farias, Sheila Esteves
Gestão em saúde
Educação baseada em competências
Currículo
Educação em enfermagem
title_short Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
title_full Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
title_sort Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
author Farias, Sheila Esteves
author_facet Farias, Sheila Esteves
Moraes, Aluana
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
author_role author
author2 Moraes, Aluana
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Sheila Esteves
Moraes, Aluana
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Educação baseada em competências
Currículo
Educação em enfermagem
topic Gestão em saúde
Educação baseada em competências
Currículo
Educação em enfermagem
description Objetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”.  Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785
10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1048-1054
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1048-1054
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1048-1054
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218881389756416