Medication error: conceptions and behaviors of the nursing team members / Erro de medicação: concepções e conduta da equipe de enfermagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7853 |
Resumo: | Objetivo: Compreender concepções e condutas da equipe de enfermagem frente ao erro de medicação na clínica médica. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, realizado em um hospital de ensino. Foram entrevistados dois enfermeiros e dezessete técnicos de enfermagem da clínica médica. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas e observação não participante, analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Foram elaboradas três categorias: concepções da equipe de enfermagem sobre o erro de medicação; aspectos que acentuam a ocorrência do erro; e estratégias e condutas adotadas para a melhoria do processo de medicação. Conclusão: Foram identificadas lacunas no conhecimento sobre o erro de medicação e segurança do paciente. Faz se necessário à implementação de medidas de melhorias no processo de medicação. |
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Medication error: conceptions and behaviors of the nursing team members / Erro de medicação: concepções e conduta da equipe de enfermagemObjetivo: Compreender concepções e condutas da equipe de enfermagem frente ao erro de medicação na clínica médica. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo, realizado em um hospital de ensino. Foram entrevistados dois enfermeiros e dezessete técnicos de enfermagem da clínica médica. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas e observação não participante, analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Foram elaboradas três categorias: concepções da equipe de enfermagem sobre o erro de medicação; aspectos que acentuam a ocorrência do erro; e estratégias e condutas adotadas para a melhoria do processo de medicação. Conclusão: Foram identificadas lacunas no conhecimento sobre o erro de medicação e segurança do paciente. Faz se necessário à implementação de medidas de melhorias no processo de medicação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/785310.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7853Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 109-116Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 109-116Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 109-1162175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7853/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7853/pdf_1Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiman, Andreia GuerraDrumond Vilas Boas Tavares, Amanda TamiresAmaro, Marilane Oliveira Fanide Carvalho, Camilo Amaro2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/7853Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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