Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto de Almeida, Taciana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani, Andrade Alves, Kisna Yasmin, Amaral de Sousa, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642
Resumo: Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência.
id UNIRIO-2_c4473dba17650d44ba8c367760c170ff
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1642
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.Educação Lúdica em Saúde.Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/164210.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 5 (2013); 122-130Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 5 (2013); 122-130Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 5 (2013); 122-1302175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1009https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1010Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacinto de Almeida, TacianaCandido de Oliveira Salvador, Pétala TuaniAndrade Alves, Kisna YasminAmaral de Sousa, Isabel Cristina2024-01-12T14:08:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1642Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
title Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
spellingShingle Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
Jacinto de Almeida, Taciana
Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.
Educação Lúdica em Saúde.
title_short Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
title_full Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
title_fullStr Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
title_full_unstemmed Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
title_sort Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
author Jacinto de Almeida, Taciana
author_facet Jacinto de Almeida, Taciana
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Andrade Alves, Kisna Yasmin
Amaral de Sousa, Isabel Cristina
author_role author
author2 Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Andrade Alves, Kisna Yasmin
Amaral de Sousa, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto de Almeida, Taciana
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani
Andrade Alves, Kisna Yasmin
Amaral de Sousa, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.
Educação Lúdica em Saúde.
topic Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.
Educação Lúdica em Saúde.
description Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de experiência.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642
10.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1009
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 5 (2013); 122-130
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 5 (2013); 122-130
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 5 (2013); 122-130
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218876423700480