Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642 |
Resumo: | Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência. |
id |
UNIRIO-2_c4473dba17650d44ba8c367760c170ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/1642 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.Educação Lúdica em Saúde.Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência.application/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/164210.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 5 (2013); 122-130Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 5 (2013); 122-130Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 5 (2013); 122-1302175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1009https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1010Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacinto de Almeida, TacianaCandido de Oliveira Salvador, Pétala TuaniAndrade Alves, Kisna YasminAmaral de Sousa, Isabel Cristina2024-01-12T14:08:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1642Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
title |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
spellingShingle |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” Jacinto de Almeida, Taciana Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública. Educação Lúdica em Saúde. |
title_short |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
title_full |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
title_fullStr |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
title_full_unstemmed |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
title_sort |
Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses” |
author |
Jacinto de Almeida, Taciana |
author_facet |
Jacinto de Almeida, Taciana Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani Andrade Alves, Kisna Yasmin Amaral de Sousa, Isabel Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani Andrade Alves, Kisna Yasmin Amaral de Sousa, Isabel Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacinto de Almeida, Taciana Candido de Oliveira Salvador, Pétala Tuani Andrade Alves, Kisna Yasmin Amaral de Sousa, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública. Educação Lúdica em Saúde. |
topic |
Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública. Educação Lúdica em Saúde. |
description |
Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de experiência. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642 10.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1009 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 No. 5 (2013); 122-130 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 5 Núm. 5 (2013); 122-130 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 5 n. 5 (2013); 122-130 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218876423700480 |