DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceolin, Silvana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Padoin, Stela Maris de Mello, Noal, Helena Carolina, Terra, Marlene Gomes, da Silva, Cristiane Trivisiol, de Paula, Cristiane Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348
Resumo: Objetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde.
id UNIRIO-2_1fdf17a0331c0fdc9e4229808dc64acf
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/1348
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISIONEducação em saúdepromoção da saúdeconduta de saúdeenfermagemenfermagem em saúde comunitáriaenfermagem em saúde públicaeducação continuada em enfermagem.Educação em SaúdeObjetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2011-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão Narrativaapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/134810.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 4 (2011); 2453-2465Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 4 (2011); 2453-2465Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 4 (2011); 2453-24652175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348/pdf_452Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCeolin, SilvanaPadoin, Stela Maris de MelloNoal, Helena CarolinaTerra, Marlene Gomesda Silva, Cristiane Trivisiolde Paula, Cristiane Cardoso2024-01-12T14:08:18Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/1348Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:18Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
title DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
spellingShingle DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
Ceolin, Silvana
Educação em saúde
promoção da saúde
conduta de saúde
enfermagem
enfermagem em saúde comunitária
enfermagem em saúde pública
educação continuada em enfermagem.
Educação em Saúde
title_short DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
title_full DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
title_fullStr DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
title_full_unstemmed DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
title_sort DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION
author Ceolin, Silvana
author_facet Ceolin, Silvana
Padoin, Stela Maris de Mello
Noal, Helena Carolina
Terra, Marlene Gomes
da Silva, Cristiane Trivisiol
de Paula, Cristiane Cardoso
author_role author
author2 Padoin, Stela Maris de Mello
Noal, Helena Carolina
Terra, Marlene Gomes
da Silva, Cristiane Trivisiol
de Paula, Cristiane Cardoso
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceolin, Silvana
Padoin, Stela Maris de Mello
Noal, Helena Carolina
Terra, Marlene Gomes
da Silva, Cristiane Trivisiol
de Paula, Cristiane Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
promoção da saúde
conduta de saúde
enfermagem
enfermagem em saúde comunitária
enfermagem em saúde pública
educação continuada em enfermagem.
Educação em Saúde
topic Educação em saúde
promoção da saúde
conduta de saúde
enfermagem
enfermagem em saúde comunitária
enfermagem em saúde pública
educação continuada em enfermagem.
Educação em Saúde
description Objetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão Narrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348
10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348/pdf_452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 No. 4 (2011); 2453-2465
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 3 Núm. 4 (2011); 2453-2465
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 3 n. 4 (2011); 2453-2465
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218875592179712