HEALTH EDUCATION IN THE AWARENESS ON DIABETIC FOOT CARE: AN EXPERIENCE REPORT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
DOI: | 10.9789/2175-5361.2011.v3i3.1998-2004 |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1376 |
Resumo: | Objetivos: refletir e discutir sobre os cuidados com os pés diabéticos, proporcionando que os participantes do Grupo dos Diabéticos do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, exponham o que sabem sobre os cuidados com os pés, e sensibilizá-los sobre a importância desse cuidado para sua saúde. Método: relato de experiência, do tipo descritivo de abordagem qualitativa, sobre uma atividade desenvolvida por docentes, residentes e discentes de enfermagem com um Grupo Educativo de pessoas que vivem com Diabetes Mellitus que integram o Programa de Extensão “Educação em saúde com diabéticos: uma realidade no HUAP-UFF”. A pesquisa tem aprovação no comitê de ética do hospital, sob no. 241/09. Os dados foram discutidos a partir da análise de conteúdo. Resultado: embora a atividade tivesse como proposta basilar os cuidados com o pé diabético, não foi focado apenas o pé, mas as percepções de tato, propriocepção, o ato de caminhar, dançar, como fatores importantes para gerar saúde. Conclusão: o trabalho contribuiu para a autonomia das pessoas sobre sua saúde e, consequentemente sobre suas vidas. Assim, fica clara a importância do programa onde a Educação em Saúde é concebida como instrumento que re-orienta atitudes, a formação de enfermeiros e as práticas educativas em saúde. |
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Objetivos: refletir e discutir sobre os cuidados com os pés diabéticos, proporcionando que os participantes do Grupo dos Diabéticos do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, exponham o que sabem sobre os cuidados com os pés, e sensibilizá-los sobre a importância desse cuidado para sua saúde. Método: relato de experiência, do tipo descritivo de abordagem qualitativa, sobre uma atividade desenvolvida por docentes, residentes e discentes de enfermagem com um Grupo Educativo de pessoas que vivem com Diabetes Mellitus que integram o Programa de Extensão “Educação em saúde com diabéticos: uma realidade no HUAP-UFF”. A pesquisa tem aprovação no comitê de ética do hospital, sob no. 241/09. Os dados foram discutidos a partir da análise de conteúdo. Resultado: embora a atividade tivesse como proposta basilar os cuidados com o pé diabético, não foi focado apenas o pé, mas as percepções de tato, propriocepção, o ato de caminhar, dançar, como fatores importantes para gerar saúde. Conclusão: o trabalho contribuiu para a autonomia das pessoas sobre sua saúde e, consequentemente sobre suas vidas. Assim, fica clara a importância do programa onde a Educação em Saúde é concebida como instrumento que re-orienta atitudes, a formação de enfermeiros e as práticas educativas em saúde. |
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