Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785 |
Resumo: | Objetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”. Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo. |
id |
UNIRIO-2_e133925cc4921e8b3f62daa5f5d4bfbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/5785 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagemGestão em saúdeEducação baseada em competênciasCurrículoEducação em enfermagemObjetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”. Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/578510.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1048-1054Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1048-1054Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1048-10542175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Sheila EstevesMoraes, AluanaGuariente, Maria Helena Dantas de Menezes2017-11-23T09:25:06Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/5785Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2017-11-23T09:25:06Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
title |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem Farias, Sheila Esteves Gestão em saúde Educação baseada em competências Currículo Educação em enfermagem |
title_short |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
title_full |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
title_sort |
Professional competencies of managers of an integrated nursing curriculum Competências gerenciais de gestores de um curso de graduação em enfermagem |
author |
Farias, Sheila Esteves |
author_facet |
Farias, Sheila Esteves Moraes, Aluana Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Aluana Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Sheila Esteves Moraes, Aluana Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão em saúde Educação baseada em competências Currículo Educação em enfermagem |
topic |
Gestão em saúde Educação baseada em competências Currículo Educação em enfermagem |
description |
Objetivo: Compreender as competências referentes ao gestor de um curso de graduação em enfermagem que desenvolve a metodologia do Currículo Integrado. Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória, realizada por meio de entrevista progetista com gestores do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do país. Resultados e Discussão: Duas categorias surgirama: “Entre os Aspectos Cognitivos e a Prática Operativa na Gestão Educacional” e “Das Habilidades Interacionais à Prática Democrática”. Conclusão: Ao se desvelarem as competências inerentes ao papel do gestor de um Currículo Integrado em saúde, foi possível identificar que atualmente os gestores necessitam de habilidades que sejam de aspecto cognitivos e interacionais, para exercer uma gestão educacional qualificada e democrática. Com a finalidade de promover uma ensino qualificado e futuros profissionais comprometidos com o exercicio de uma profissão de excelência. Descritores: Educação em enfermagem, Gestão em saúde, Educação baseada em competências, Currículo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785 10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1048-1054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5785/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 No. 4 (2017); 1048-1054 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 9 Núm. 4 (2017); 1048-1054 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 9 n. 4 (2017); 1048-1054 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218881389756416 |