A PRECEPTORIA E A INSERÇÃO DO RESIDENTE DE ENFERMAGEM NO GRUPO DE PREVENÇÃO DE LESOES CUTÂNEAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/993 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência das residentes de enfermagem inseridas no grupo de prevenção de lesões cutâneas em um Hospital Federal do Estado do Rio de Janeiro, destacando a interação reidente- enfermeiro preceptor. Além de descrever pontos que favoreceram o processo de interação na inserção das residentes de enfermagem, pelas preceptoras, nas atividades assistenciais. Resultados: Verificou-se que a preceptoria utilizou-se de estratégias como : acolhimento, escuta sensível, formação vínculo e valorização do residente em treinamento. A fim de promover a autonomia e o aprendizado nas situações de atendimento ao cliente hospitalizado com enfoque na prevenção e tratamento de lesões. Conclusão: Essa interação incide diretamente na qualidade da assistência e possibilita a desconstrução de um modelo no qual o residente é apenas receptor das informações, e aponta para construção de um novo modelo, no qual este torna-se agente de ação no processo educativo. Descritores: Internato e residência; tutoria; enfermagem. |
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A PRECEPTORIA E A INSERÇÃO DO RESIDENTE DE ENFERMAGEM NO GRUPO DE PREVENÇÃO DE LESOES CUTÂNEAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAInternato e residênciatutoriaenfermagemInternato e residênciatutoriaenfermagemObjetivo: Relatar a experiência das residentes de enfermagem inseridas no grupo de prevenção de lesões cutâneas em um Hospital Federal do Estado do Rio de Janeiro, destacando a interação reidente- enfermeiro preceptor. Além de descrever pontos que favoreceram o processo de interação na inserção das residentes de enfermagem, pelas preceptoras, nas atividades assistenciais. Resultados: Verificou-se que a preceptoria utilizou-se de estratégias como : acolhimento, escuta sensível, formação vínculo e valorização do residente em treinamento. A fim de promover a autonomia e o aprendizado nas situações de atendimento ao cliente hospitalizado com enfoque na prevenção e tratamento de lesões. Conclusão: Essa interação incide diretamente na qualidade da assistência e possibilita a desconstrução de um modelo no qual o residente é apenas receptor das informações, e aponta para construção de um novo modelo, no qual este torna-se agente de ação no processo educativo. Descritores: Internato e residência; tutoria; enfermagem. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2010-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/99310.9789/2175-5361.2010.v0i0.%pRevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIORevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIORevista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Número Suplementar dos 120 anos da EEAP/UNIRIO2175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/993/pdf_145Copyright (c) 2010 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ericka CaminhaMelos, Raquel Oliveira Lima deSouza, Sônia Regina deAmorin, Liz de Oliveira GomesCodá, Rosane de Paula2024-01-12T14:08:13Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/993Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2024-01-12T14:08:13Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
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