Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luana Marcelly Nogueira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Viviane Euzébia Pereira, Martins, Cláudia Cristiane Filgueira, Dantas, Marta Silvânere Pereira, dos Santos, Natally Pereira, Alves, Kisna Yasmin Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946
Resumo: Objetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. 
id UNIRIO-2_f8079d2e2ae4d53b645e0f59c1016de1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3946
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’estresse profissionalsaúde do trabalhadordocentesSaúde do trabalhadorObjetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/394610.9789/2175-5361.2016.v8i4.4956-4964Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 4 (2016); 4956-4964Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 4 (2016); 4956-4964Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 4 (2016); 4956-49642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Luana Marcelly Nogueira deSantos, Viviane Euzébia PereiraMartins, Cláudia Cristiane FilgueiraDantas, Marta Silvânere Pereirados Santos, Natally PereiraAlves, Kisna Yasmin Andrade2016-10-04T19:05:50Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3946Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-10-04T19:05:50Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
title Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
spellingShingle Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
Araújo, Luana Marcelly Nogueira de
estresse profissional
saúde do trabalhador
docentes
Saúde do trabalhador
title_short Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
title_full Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
title_fullStr Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
title_full_unstemmed Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
title_sort Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
author Araújo, Luana Marcelly Nogueira de
author_facet Araújo, Luana Marcelly Nogueira de
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Martins, Cláudia Cristiane Filgueira
Dantas, Marta Silvânere Pereira
dos Santos, Natally Pereira
Alves, Kisna Yasmin Andrade
author_role author
author2 Santos, Viviane Euzébia Pereira
Martins, Cláudia Cristiane Filgueira
Dantas, Marta Silvânere Pereira
dos Santos, Natally Pereira
Alves, Kisna Yasmin Andrade
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luana Marcelly Nogueira de
Santos, Viviane Euzébia Pereira
Martins, Cláudia Cristiane Filgueira
Dantas, Marta Silvânere Pereira
dos Santos, Natally Pereira
Alves, Kisna Yasmin Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv estresse profissional
saúde do trabalhador
docentes
Saúde do trabalhador
topic estresse profissional
saúde do trabalhador
docentes
Saúde do trabalhador
description Objetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Entrevista de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946
10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4956-4964
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4956-4964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 4 (2016); 4956-4964
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 4 (2016); 4956-4964
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 4 (2016); 4956-4964
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218879878758400