Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946 |
Resumo: | Objetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. |
id |
UNIRIO-2_f8079d2e2ae4d53b645e0f59c1016de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3946 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’estresse profissionalsaúde do trabalhadordocentesSaúde do trabalhadorObjetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresEntrevista de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/394610.9789/2175-5361.2016.v8i4.4956-4964Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 4 (2016); 4956-4964Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 4 (2016); 4956-4964Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 4 (2016); 4956-49642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Luana Marcelly Nogueira deSantos, Viviane Euzébia PereiraMartins, Cláudia Cristiane FilgueiraDantas, Marta Silvânere Pereirados Santos, Natally PereiraAlves, Kisna Yasmin Andrade2016-10-04T19:05:50Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3946Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2016-10-04T19:05:50Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
title |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
spellingShingle |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ Araújo, Luana Marcelly Nogueira de estresse profissional saúde do trabalhador docentes Saúde do trabalhador |
title_short |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
title_full |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
title_fullStr |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
title_full_unstemmed |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
title_sort |
Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’ |
author |
Araújo, Luana Marcelly Nogueira de |
author_facet |
Araújo, Luana Marcelly Nogueira de Santos, Viviane Euzébia Pereira Martins, Cláudia Cristiane Filgueira Dantas, Marta Silvânere Pereira dos Santos, Natally Pereira Alves, Kisna Yasmin Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Viviane Euzébia Pereira Martins, Cláudia Cristiane Filgueira Dantas, Marta Silvânere Pereira dos Santos, Natally Pereira Alves, Kisna Yasmin Andrade |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Luana Marcelly Nogueira de Santos, Viviane Euzébia Pereira Martins, Cláudia Cristiane Filgueira Dantas, Marta Silvânere Pereira dos Santos, Natally Pereira Alves, Kisna Yasmin Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estresse profissional saúde do trabalhador docentes Saúde do trabalhador |
topic |
estresse profissional saúde do trabalhador docentes Saúde do trabalhador |
description |
Objetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Entrevista de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946 10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4956-4964 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4956-4964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 No. 4 (2016); 4956-4964 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 8 Núm. 4 (2016); 4956-4964 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 8 n. 4 (2016); 4956-4964 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218879878758400 |