Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Hórus |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/unirio/11280 |
Resumo: | n/a |
id |
UNIRIO_5d50022eacbf663a68e2f164524ed849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:unirio/11280 |
network_acronym_str |
UNIRIO |
network_name_str |
Repositório Hórus |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa SocrativeMATEMÁTICAActive methodologiesSocrativeEvaluationQuadratic functionMetodologias ativasSocrativeAvaliaçãoFunção Quadrátican/aThe work is designed to provide guidance to teachers who want to use in their classes active methods in teaching quadratic functions using instant resource assessment verified through Socrative software. Besides all theoretical dissertation presents an experience in the classroom showing that it is possible to find an alternative outside the traditional education to make the math classes more dynamic and interesting for the high school student, attending the National Curriculum Standards for Mathematics . The trial lesson enabled us to verify that the association between Socrative software and an active teaching methodology and streamline the classroom allows the teacher to make decisions guided by the results of instant assessments. Thus making it more effective intervention in the progress of activities.n/aO trabalho foi elaborado para servir de orientação aos professores que desejam utilizar em suas aulas metodologias ativas no ensino de funções quadráticas utilizando recursos de avaliação instantâneas verificadas por meio do software Socrative. Além de todo refencial teórico a dissertação apreenta uma experiência em sala de aula mostrando que é possível encontrar uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática. A aula experimental possibilitou verificar que a associação entre o software Socrative e uma metodologia ativa de ensino, além de dinamizar a sala de aula, permite ao docente tomar decisões guiadp pelos resultados das avaliações instantâneas. tornando assim mais efetiva a intervenção no andamento das atividades.Antunes, Gladson OctavianoVeslasque, LucieneAntunes, Gladson OctavianoVeslasque, LucieneCambrainha, MichelEsquincalha, AguinaldoPassos, Pedro Paulo Sena2018-03-07T22:36:54Z2018-03-07T22:36:54Z2016-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/unirio/11280info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-03-08T21:09:56Zoai:localhost:unirio/11280Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:19.913160Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
title |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
spellingShingle |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative Passos, Pedro Paulo Sena MATEMÁTICA Active methodologies Socrative Evaluation Quadratic function Metodologias ativas Socrative Avaliação Função Quadrática |
title_short |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
title_full |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
title_fullStr |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
title_sort |
Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative |
author |
Passos, Pedro Paulo Sena |
author_facet |
Passos, Pedro Paulo Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Gladson Octaviano Veslasque, Luciene Antunes, Gladson Octaviano Veslasque, Luciene Cambrainha, Michel Esquincalha, Aguinaldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Pedro Paulo Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEMÁTICA Active methodologies Socrative Evaluation Quadratic function Metodologias ativas Socrative Avaliação Função Quadrática |
topic |
MATEMÁTICA Active methodologies Socrative Evaluation Quadratic function Metodologias ativas Socrative Avaliação Função Quadrática |
description |
n/a |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07 2018-03-07T22:36:54Z 2018-03-07T22:36:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/unirio/11280 |
identifier_str_mv |
PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/unirio/11280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Hórus instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Repositório Hórus |
collection |
Repositório Hórus |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.sid@unirio.br |
_version_ |
1817726435624747008 |