Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Pedro Paulo Sena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Hórus
Texto Completo: http://hdl.handle.net/unirio/11280
Resumo: n/a
id UNIRIO_5d50022eacbf663a68e2f164524ed849
oai_identifier_str oai:localhost:unirio/11280
network_acronym_str UNIRIO
network_name_str Repositório Hórus
repository_id_str
spelling Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa SocrativeMATEMÁTICAActive methodologiesSocrativeEvaluationQuadratic functionMetodologias ativasSocrativeAvaliaçãoFunção Quadrátican/aThe work is designed to provide guidance to teachers who want to use in their classes active methods in teaching quadratic functions using instant resource assessment verified through Socrative software. Besides all theoretical dissertation presents an experience in the classroom showing that it is possible to find an alternative outside the traditional education to make the math classes more dynamic and interesting for the high school student, attending the National Curriculum Standards for Mathematics . The trial lesson enabled us to verify that the association between Socrative software and an active teaching methodology and streamline the classroom allows the teacher to make decisions guided by the results of instant assessments. Thus making it more effective intervention in the progress of activities.n/aO trabalho foi elaborado para servir de orientação aos professores que desejam utilizar em suas aulas metodologias ativas no ensino de funções quadráticas utilizando recursos de avaliação instantâneas verificadas por meio do software Socrative. Além de todo refencial teórico a dissertação apreenta uma experiência em sala de aula mostrando que é possível encontrar uma alternativa fora do ensino tradicional para tornar as aulas de Matemática mais dinâmicas e interessantes para o aluno do Ensino Médio, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática. A aula experimental possibilitou verificar que a associação entre o software Socrative e uma metodologia ativa de ensino, além de dinamizar a sala de aula, permite ao docente tomar decisões guiadp pelos resultados das avaliações instantâneas. tornando assim mais efetiva a intervenção no andamento das atividades.Antunes, Gladson OctavianoVeslasque, LucieneAntunes, Gladson OctavianoVeslasque, LucieneCambrainha, MichelEsquincalha, AguinaldoPassos, Pedro Paulo Sena2018-03-07T22:36:54Z2018-03-07T22:36:54Z2016-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/unirio/11280info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Hórusinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIO2018-03-08T21:09:56Zoai:localhost:unirio/11280Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/oai/requestbiblioteca.sid@unirio.bropendoar:2024-12-06T17:57:19.913160Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative

title Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
spellingShingle Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
Passos, Pedro Paulo Sena
MATEMÁTICA
Active methodologies
Socrative
Evaluation
Quadratic function
Metodologias ativas
Socrative
Avaliação
Função Quadrática
title_short Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
title_full Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
title_fullStr Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
title_full_unstemmed Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
title_sort Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative
author Passos, Pedro Paulo Sena
author_facet Passos, Pedro Paulo Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Gladson Octaviano
Veslasque, Luciene
Antunes, Gladson Octaviano
Veslasque, Luciene
Cambrainha, Michel
Esquincalha, Aguinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Pedro Paulo Sena
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA
Active methodologies
Socrative
Evaluation
Quadratic function
Metodologias ativas
Socrative
Avaliação
Função Quadrática
topic MATEMÁTICA
Active methodologies
Socrative
Evaluation
Quadratic function
Metodologias ativas
Socrative
Avaliação
Função Quadrática
description n/a
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-07
2018-03-07T22:36:54Z
2018-03-07T22:36:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/unirio/11280
identifier_str_mv PASSOS, Pedro Paulo Sena. Metodologias ativas e tecnologia: uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de função quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/unirio/11280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Hórus
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Repositório Hórus
collection Repositório Hórus
repository.name.fl_str_mv Repositório Hórus - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.sid@unirio.br
_version_ 1817726435624747008