Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julião, Vania Regina Pieretti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214860
Resumo: Nesta tese apresentam-se resultados da pesquisa de Doutorado em Educação desenvolvida no âmbito do programa de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”. O objeto de estudo é uma história da formação e da atuação de professores, o ser e os saberes professorais na constituição da docência no munícipio de Garça-SP, considerando os professores formados na Escola Normal e na Habilitação Magistério no período de 1940 a 1996. Esta pesquisa originou-se dos questionamentos referentes aos professores formados na Escola Normal e, posteriormente, na Habilitação Magistério, considerados como agentes sociais inseridos em um lugar praticado, “lugar” de atuação, com inquietações e ideais em comum que se constituíram em instâncias que demonstravam as suas características, o seu habitus e as suas representações. Apresenta como objetivo geral: identificar, analisar e interpretar aspectos da constituição do ser e saberes professorais para uma história da formação e da atuação de professores no município de Garça-SP. E objetivos específicos: delinear e situar o percurso metodológico da pesquisa, o trabalho com as fontes com ênfase nos relatos orais a partir de uma repartição cultural como possibilidade para identificar e analisar as instituições escolares que proporcionaram a constituição da formação e atuação dos (as) professores (as) no município; identificar e analisar a constituição e organização dos espaços escolares como lugares praticados pelos quais percorreram os (as) professores (as) entrevistados (as); identificar e analisar a constituição das Escolas de Formação de Professores (as) para o Ensino Primário no município e as influências para a escolha da profissão professor (a) marcando o habitus das professoras a partir das suas escolhas; identificar e analisar a atuação dos agentes formadores na sociedade garcense nos cursos Normais e na Habilitação Magistério e os saberes específicos ensinados para a atuação professoral; identificar e analisar a trajetória dos agentes professores (as) formados (as) nas Escolas Normais e Habilitação Magistério e dos formadores (as), o habitus partilhado e a mobilização dos seus saberes elucidados pelas práticas. O aporte teórico metodológico é o da História Oral, apontada por Thompson (1992) como a interpretação de uma história na qual se insere sociedade e culturas mutáveis, por meio dos registros dos relatos das pessoas entrevistadas, imbricado com as fontes documentais escritas, iconográficas e com os conceitos referentes à Memória (Ricoeur,2007), Representações e Práticas (Chartier,1990), Campo e Habitus (Bourdieu,1983,2004), Saberes Docentes (Tradif,2002), Culturas Escolares (Viñao Frago,1995 e Escolano,1998) e Lugares, Espaços e Repartição Cultural (Certeau, 1982,1998). Este aporte possibilitou a constatação de que a história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP se constituiu mediante seres e saberes professorais de agentes específicos – professores de um mesmo “lugar” institucional, lugares praticados, os quais partilhavam de um habitus e, por conseguinte, puderem estruturar elementos constitutivos das culturas escolares do município, no período em estudo. A atuação professoral nos diversos segmentos da sociedade garcense e o habitus dos professores de busca de uma formação continuada se caracterizou no município.
id UNSP_c0a72051bcb76211493a94b84bc09087
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214860
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)A history of the formation and performance of teachers in the municipality of Garça-SP (1940-1996)História da educaçãoHistória oralFormação de professoresSaberes professoraisEscola normal e magistérioHistory of educationOral historyTeacher trainingTeacher knowledgeNormal school and teachingNesta tese apresentam-se resultados da pesquisa de Doutorado em Educação desenvolvida no âmbito do programa de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”. O objeto de estudo é uma história da formação e da atuação de professores, o ser e os saberes professorais na constituição da docência no munícipio de Garça-SP, considerando os professores formados na Escola Normal e na Habilitação Magistério no período de 1940 a 1996. Esta pesquisa originou-se dos questionamentos referentes aos professores formados na Escola Normal e, posteriormente, na Habilitação Magistério, considerados como agentes sociais inseridos em um lugar praticado, “lugar” de atuação, com inquietações e ideais em comum que se constituíram em instâncias que demonstravam as suas características, o seu habitus e as suas representações. Apresenta como objetivo geral: identificar, analisar e interpretar aspectos da constituição do ser e saberes professorais para uma história da formação e da atuação de professores no município de Garça-SP. E objetivos específicos: delinear e situar o percurso metodológico da pesquisa, o trabalho com as fontes com ênfase nos relatos orais a partir de uma repartição cultural como possibilidade para identificar e analisar as instituições escolares que proporcionaram a constituição da formação e atuação dos (as) professores (as) no município; identificar e analisar a constituição e organização dos espaços escolares como lugares praticados pelos quais percorreram os (as) professores (as) entrevistados (as); identificar e analisar a constituição das Escolas de Formação de Professores (as) para o Ensino Primário no município e as influências para a escolha da profissão professor (a) marcando o habitus das professoras a partir das suas escolhas; identificar e analisar a atuação dos agentes formadores na sociedade garcense nos cursos Normais e na Habilitação Magistério e os saberes específicos ensinados para a atuação professoral; identificar e analisar a trajetória dos agentes professores (as) formados (as) nas Escolas Normais e Habilitação Magistério e dos formadores (as), o habitus partilhado e a mobilização dos seus saberes elucidados pelas práticas. O aporte teórico metodológico é o da História Oral, apontada por Thompson (1992) como a interpretação de uma história na qual se insere sociedade e culturas mutáveis, por meio dos registros dos relatos das pessoas entrevistadas, imbricado com as fontes documentais escritas, iconográficas e com os conceitos referentes à Memória (Ricoeur,2007), Representações e Práticas (Chartier,1990), Campo e Habitus (Bourdieu,1983,2004), Saberes Docentes (Tradif,2002), Culturas Escolares (Viñao Frago,1995 e Escolano,1998) e Lugares, Espaços e Repartição Cultural (Certeau, 1982,1998). Este aporte possibilitou a constatação de que a história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP se constituiu mediante seres e saberes professorais de agentes específicos – professores de um mesmo “lugar” institucional, lugares praticados, os quais partilhavam de um habitus e, por conseguinte, puderem estruturar elementos constitutivos das culturas escolares do município, no período em estudo. A atuação professoral nos diversos segmentos da sociedade garcense e o habitus dos professores de busca de uma formação continuada se caracterizou no município.In this thesis, the results of a Doctorate in Education research developed within the scope of the research program “The history of didactics in teacher training institutions in Brazil – 1827-2011” are presented. The object of study is a history of the formation and performance of teachers, the teacher's being and knowledge in the constitution of teaching and the performance of teachers in the municipality of Garça-SP, trained in the Escola Normal and the Habilitation Magisterium from 1940 to 1996. This research originated from questions regarding teachers trained in the Normal School and, later, in the Magisterium Qualification, being considered as social agents inserted in a practiced place, "place" of performance, with common concerns and ideals that constituted instances that demonstrated its characteristics, its habitus and its representations. Its general objective is to identify, analyze and interpret aspects of the constitution of being and teacher knowledge, for a history of teacher education and performance in the city of Garça-SP. And specific objectives: to delineate and situate the methodological path of the research, the work with the sources with an emphasis on oral reports from a cultural division as a possibility to identify and analyze the school institutions that provided the constitution of the training and performance of (as) teachers in the municipality; identify and analyze the constitution and organization of school spaces as places practiced by the interviewed teachers; identify and analyze the constitution of Teacher Training Schools (as) for Primary Education in the municipality and the influences for the choice of the teaching profession (a) marking the habitus of teachers based on their choices; identify and analyze the role of training agents in Garcen society in Normal courses and in Teaching Qualifications and the specific knowledge taught for teaching practice; identify and analyze the trajectory of teacher agents trained in the Normal Schools and Magisterium Habilitation and of trainers, the shared habitus and the mobilization of their knowledge elucidated by the practices. The methodological theoretical contribution is that of Oral History, pointed out by Thompson (1992) as the interpretation of a history in which changing society and cultures are inserted, through the records of the interviewed people's reports, intertwined with written, iconographic and with concepts related to Memory (Ricoeur,2007), Representations and Practices (Chartier,1990), Campo and Habitus (Bourdieu,1983,2004), Teaching Knowledge (Tradif,2002), School Cultures (Viñao Frago,1995 and Escolano, 1998) and Places, Spaces and Cultural Division (Certeau, 1982,1998). This contribution made it possible to verify that the history of teacher education and performance in the municipality of Garça-SP was constituted by beings and teacher knowledge of specific agents - teachers from the same institutional "place", practiced places, which shared a habitus and, therefore, can structure elements that constitute the school cultures of the city of Garça-SP, in the period under study. The teaching performance in the various segments of society in Garc and the habitus of teachers in the search for continuing education was characterized in the municipality.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Julião, Vania Regina Pieretti2021-10-25T13:50:52Z2021-10-25T13:50:52Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21486033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
A history of the formation and performance of teachers in the municipality of Garça-SP (1940-1996)
title Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
spellingShingle Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
Julião, Vania Regina Pieretti
História da educação
História oral
Formação de professores
Saberes professorais
Escola normal e magistério
History of education
Oral history
Teacher training
Teacher knowledge
Normal school and teaching
title_short Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
title_full Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
title_fullStr Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
title_full_unstemmed Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
title_sort Uma história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP (1940- 1996)
author Julião, Vania Regina Pieretti
author_facet Julião, Vania Regina Pieretti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Rosane Michelli de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Julião, Vania Regina Pieretti
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
História oral
Formação de professores
Saberes professorais
Escola normal e magistério
History of education
Oral history
Teacher training
Teacher knowledge
Normal school and teaching
topic História da educação
História oral
Formação de professores
Saberes professorais
Escola normal e magistério
History of education
Oral history
Teacher training
Teacher knowledge
Normal school and teaching
description Nesta tese apresentam-se resultados da pesquisa de Doutorado em Educação desenvolvida no âmbito do programa de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”. O objeto de estudo é uma história da formação e da atuação de professores, o ser e os saberes professorais na constituição da docência no munícipio de Garça-SP, considerando os professores formados na Escola Normal e na Habilitação Magistério no período de 1940 a 1996. Esta pesquisa originou-se dos questionamentos referentes aos professores formados na Escola Normal e, posteriormente, na Habilitação Magistério, considerados como agentes sociais inseridos em um lugar praticado, “lugar” de atuação, com inquietações e ideais em comum que se constituíram em instâncias que demonstravam as suas características, o seu habitus e as suas representações. Apresenta como objetivo geral: identificar, analisar e interpretar aspectos da constituição do ser e saberes professorais para uma história da formação e da atuação de professores no município de Garça-SP. E objetivos específicos: delinear e situar o percurso metodológico da pesquisa, o trabalho com as fontes com ênfase nos relatos orais a partir de uma repartição cultural como possibilidade para identificar e analisar as instituições escolares que proporcionaram a constituição da formação e atuação dos (as) professores (as) no município; identificar e analisar a constituição e organização dos espaços escolares como lugares praticados pelos quais percorreram os (as) professores (as) entrevistados (as); identificar e analisar a constituição das Escolas de Formação de Professores (as) para o Ensino Primário no município e as influências para a escolha da profissão professor (a) marcando o habitus das professoras a partir das suas escolhas; identificar e analisar a atuação dos agentes formadores na sociedade garcense nos cursos Normais e na Habilitação Magistério e os saberes específicos ensinados para a atuação professoral; identificar e analisar a trajetória dos agentes professores (as) formados (as) nas Escolas Normais e Habilitação Magistério e dos formadores (as), o habitus partilhado e a mobilização dos seus saberes elucidados pelas práticas. O aporte teórico metodológico é o da História Oral, apontada por Thompson (1992) como a interpretação de uma história na qual se insere sociedade e culturas mutáveis, por meio dos registros dos relatos das pessoas entrevistadas, imbricado com as fontes documentais escritas, iconográficas e com os conceitos referentes à Memória (Ricoeur,2007), Representações e Práticas (Chartier,1990), Campo e Habitus (Bourdieu,1983,2004), Saberes Docentes (Tradif,2002), Culturas Escolares (Viñao Frago,1995 e Escolano,1998) e Lugares, Espaços e Repartição Cultural (Certeau, 1982,1998). Este aporte possibilitou a constatação de que a história da formação e atuação de professores no município de Garça-SP se constituiu mediante seres e saberes professorais de agentes específicos – professores de um mesmo “lugar” institucional, lugares praticados, os quais partilhavam de um habitus e, por conseguinte, puderem estruturar elementos constitutivos das culturas escolares do município, no período em estudo. A atuação professoral nos diversos segmentos da sociedade garcense e o habitus dos professores de busca de uma formação continuada se caracterizou no município.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25T13:50:52Z
2021-10-25T13:50:52Z
2021-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214860
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/214860
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128199904722944