O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facin, Elisabeth Hafner
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bottcher, Felipe Augusto, Masiero, Jaime Cezar, Gabiatti, Ricardo Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências da Educação
Texto Completo: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14
Resumo: A educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa.
id UNISAL-1_7754dc01c6b05272f6efd9fe0a9430dd
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/14
network_acronym_str UNISAL-1
network_name_str Revista de Ciências da Educação
repository_id_str
spelling O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino FundamentalA educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa.Revista de Ciências da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14/12Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacin, Elisabeth HafnerBottcher, Felipe AugustoMasiero, Jaime CezarGabiatti, Ricardo Luis2022-07-29T20:12:28Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/14Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:28Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
title O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
spellingShingle O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
Facin, Elisabeth Hafner
title_short O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
title_full O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
title_fullStr O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
title_sort O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
author Facin, Elisabeth Hafner
author_facet Facin, Elisabeth Hafner
Bottcher, Felipe Augusto
Masiero, Jaime Cezar
Gabiatti, Ricardo Luis
author_role author
author2 Bottcher, Felipe Augusto
Masiero, Jaime Cezar
Gabiatti, Ricardo Luis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facin, Elisabeth Hafner
Bottcher, Felipe Augusto
Masiero, Jaime Cezar
Gabiatti, Ricardo Luis
description A educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14
url https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14/12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII
2317-6091
2317-6091
reponame:Revista de Ciências da Educação
instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron:UNISAL
instname_str Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
instacron_str UNISAL
institution UNISAL
reponame_str Revista de Ciências da Educação
collection Revista de Ciências da Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br
_version_ 1787894864057204736