O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ciências da Educação |
Texto Completo: | https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14 |
Resumo: | A educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa. |
id |
UNISAL-1_7754dc01c6b05272f6efd9fe0a9430dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/14 |
network_acronym_str |
UNISAL-1 |
network_name_str |
Revista de Ciências da Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino FundamentalA educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa.Revista de Ciências da Educação2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII2317-60912317-6091reponame:Revista de Ciências da Educaçãoinstname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)instacron:UNISALporhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14/12Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacin, Elisabeth HafnerBottcher, Felipe AugustoMasiero, Jaime CezarGabiatti, Ricardo Luis2022-07-29T20:12:28Zoai:ojs2.revista.liceusp.com.br:article/14Revistahttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacaoONGhttps://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/oairevista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br2317-60911518-7039opendoar:2022-07-29T20:12:28Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
title |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
spellingShingle |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental Facin, Elisabeth Hafner |
title_short |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
title_full |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
title_sort |
O ensino híbrido como proposta metodológica inovadora para o Ensino Fundamental |
author |
Facin, Elisabeth Hafner |
author_facet |
Facin, Elisabeth Hafner Bottcher, Felipe Augusto Masiero, Jaime Cezar Gabiatti, Ricardo Luis |
author_role |
author |
author2 |
Bottcher, Felipe Augusto Masiero, Jaime Cezar Gabiatti, Ricardo Luis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facin, Elisabeth Hafner Bottcher, Felipe Augusto Masiero, Jaime Cezar Gabiatti, Ricardo Luis |
description |
A educação formal precisa constantemente evoluir para tornar-se relevante no papel de transformadora da realidade. O ensino híbrido, metodologia ativa que combina diferentes espaços e tempos de aprendizagem, faz com que o aluno seja protagonista em seu processo formativo. O presente trabalho buscou compreender como o ensino híbrido pode se inserir nas propostas metodológicas de duas redes municipais de ensino. Este relato de experiência, construído a partir de uma intervenção no formato de oficina em modo remoto, possibilitou momentos de reflexão e diálogo sobre o conceito de inovação na educação, o uso de ferramentas digitais e a possibilidade de inserção de metodologias ativas nas redes municipais de ensino dos municípios de Seara e Lindóia do Sul, Santa Catarina. Os resultados obtidos a partir da análise de formulários preenchidos antes e depois da oficina acenaram para o entendimento acerca da importância de utilizar metodologias nas quais o estudante seja o protagonista do processo de aprendizagem, a utilização de recursos tecnológicos e a possibilidade real de inserir o ensino híbrido na continuidade dos processos educativos das redes envolvidas. Os gestores escolares, potenciais replicadores, avaliaram a oficina como importante e significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14 |
url |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/14/12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Ciência da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação; Número 48 - Ano XXIII 2317-6091 2317-6091 reponame:Revista de Ciências da Educação instname:Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) instacron:UNISAL |
instname_str |
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
instacron_str |
UNISAL |
institution |
UNISAL |
reponame_str |
Revista de Ciências da Educação |
collection |
Revista de Ciências da Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ciências da Educação - Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacao@am.unisal.br||maria.bissoto@am.unisal.br |
_version_ |
1787894864057204736 |